emissão em direto

Exposição “Olho Clínico” reúne talentos artísticos de médicos na Galeria Art 4 Family

A Galeria de Arte Art 4 Family, nas Caldas da Rainha, inaugurou no passado sábado a exposição coletiva “Olho Clínico”, que reúne obras de doze médicos-artistas de diversas especialidades médicas, nomeadamente oftalmologistas, pediatras, anestesiologistas e de cirurgia plástica. A mostra, que fica patente durante o mês de novembro, tem como objetivo explorar o olhar artístico […]

A Galeria de Arte Art 4 Family, nas Caldas da Rainha, inaugurou no passado sábado a exposição coletiva “Olho Clínico”, que reúne obras de doze médicos-artistas de diversas especialidades médicas, nomeadamente oftalmologistas, pediatras, anestesiologistas e de cirurgia plástica.

A mostra, que fica patente durante o mês de novembro, tem como objetivo explorar o olhar artístico de profissionais de saúde que, fora do ambiente clínico, canalizam o seu talento e paixão pela arte, especialmente na pintura. A exposição teve como inspiração a célebre frase de Hipócrates: “Onde quer que a arte da medicina seja amada, também existirá amor pela humanidade”.

Nesta exposição, que oferece uma oportunidade única para a comunidade conhecer outra faceta destes médicos, destacam-se os trabalhos de nomes como António Oliveira Nunes, Eduarda Oliveira, Expedito Dalmeida, Isabel Prieto, João Taborda, José Gouveia Roque, José Nepomuceno, Leonor Levy, Manuela Carmona, Maria Amélia Ferreira, Marla Botelho Chaves e Olga Berens.

“Com estilos e técnicas distintas, estes profissionais trazem uma perspetiva única para a arte, captando através das suas obras emoções e experiências que transpõem a prática clínica”, disse o médico oftalmologista João Paulo Cunha, que é o responsável pela Galeria Art 4 Family.

Um dos destaques da inauguração foi a presença da médica oftalmologista Manuela Carmona, natural de Castelo Branco, que além de expor as suas criações artísticas, trouxe uma amostra do seu vinho da Adega 23 Viognier para uma degustação.

Manuela Carmona, que é também produtora de vinhos, encontrou na enologia uma forma de se expressar para além do consultório médico. A Adega 23 é um projeto que reflete o seu fascínio pela cultura do vinho.

Joalharia e inovação na formação de “Novos Talentos”

A inauguração contou igualmente com uma exposição da designer de joalharia Liliana Alves, intitulada “Formação Modular das Artes e Técnicas da Joalharia”. Esta mostra exibe o trabalho dos alunos da Escola de Joalharia Jewelab, que, sob a orientação de Liliana, percorreram uma jornada de formação em diversas técnicas, desde as básicas, como serrar e limar, até técnicas mais avançadas, como a cravação de pedras e filigrana.

A exposição é uma celebração do talento emergente destes novos criadores e revela o conhecimento técnico e a expressão artística única de cada aluno.

Liliana Alves partilhou, durante a inauguração, a “importância de estimular a liberdade criativa dos alunos, sempre mantendo a precisão técnica que carateriza a joalharia de qualidade”. A designer destacou que cada peça exposta “é fruto do processo de aprendizagem e que a diversidade de abordagens entre os alunos faz desta exposição uma experiência inspiradora para o público. “A ideia é sempre trazer qualidade nas formações”, referiu a artista, enfatizando o compromisso com a excelência nas criações dos seus alunos.

Para oferecer um vislumbre do ambiente de trabalho e aprendizagem, Liliana trouxe também algumas das ferramentas usadas nas aulas, recriando a atmosfera de uma oficina de joalharia. Segundo ela, esta exposição procura não só evidenciar a técnica, mas também a “visão artística individual de cada aluno, transformando cada peça numa expressão pessoal”.

A exposição “Olho Clínico” e a mostra de joalharia vão estar patentes até o dia 22 de novembro.

Esta iniciativa proporciona uma oportunidade única para o público caldense “apreciar obras que cruzam o rigor da medicina e a sensibilidade da arte, bem como descobrir o talento dos “Novos Talentos” da joalharia, numa experiência rica em criatividade e dedicação”.

Últimas Notícias

Voltou a traficar droga e ficou em liberdade

Um homem de 28 anos foi detido por tráfico de estupefacientes, no concelho de Bombarral, no passado dia 19, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR, com o reforço do Posto Territorial do Bombarral e do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha.

A arte nas Caldas entre 1950 e 2024

A exposição  ’74 x Caldas = uma ideia clara? A partir da coleção da Caixa Geral de Depósitos (CGD)’ vai decorrer entre 28 de novembro e 3 de março, exceto terças e feriados, no Centro de Artes das Caldas da Rainha e na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR).

Conferência “Os Direitos Humanos e a Política”

A Concelhia das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) das Caldas da Rainha, a Concelhia do Partido Socialista (PS) das Caldas da Rainha e a Federação Distrital de Leiria das MS-ID realizam uma conferência dedicada ao tema “Os Direitos Humanos e a Política”.