emissão em direto

Criada Associação Amigos do Museu Nacional Resistência e Liberdade

Foi anunciada a constituição da Associação Amigos do Museu Nacional Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche, cuja principal finalidade consiste em valorizar e divulgar as suas atividades, tanto no país como no estrangeiro.

Foi anunciada a constituição da Associação Amigos do Museu Nacional Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche, cuja principal finalidade consiste em valorizar e divulgar as suas atividades, tanto no país como no estrangeiro.

A associação foi dada a conhecer no 8.º encontro de ex-presos políticos, familiares e amigos, democratas e antifascistas, organizado pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) no Museu Nacional Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche, no dia 27 de outubro,

Evocou-se a data de libertação dos presos políticos há 50 anos, ocorrida na sequência da Revolução de Abril e, simultaneamente, o esforço que foi desenvolvido para evitar que as instalações da sinistra prisão da PIDE fossem transformadas num hotel de luxo.

O museu foi inaugurado a 27 de abril deste ano e agora, segundo a URAP, há que ”insuflar-lhe vida, inscrevendo na vivência coletiva do povo os valores das lutas travadas pela democracia e pela libertação da opressão ditatorial”.

Dentro deste propósito, José Pedro Soares, coordenador da URAP, deu a conhecer às cerca de quatro centenas de sócios da URAP e outros convidados a “Proclamação-Manifesto” da associação, bem como a comissão instaladora, composta por José Pedro Soares, Álvaro Pato, Adelaide Alves, Luís Farinha, Luís Raposo, Maria de los Angeles, Jaime Fernandes, Sofia Lisboa, Eduardo Batista, Inês Palma e Mariana Rocha.

Aberta a “todos os democratas e antifascistas que queiram associar-se”, a ficha de inscrição pode ser pedida pelo e-mail associacaoamigosmnrlfortalezap@gmail.com.

Últimas Notícias

Academia de Música de Óbidos em concerto

O Grande Concerto Anual de Professores da Academia de Música de Óbidos terá lugar no Auditório Municipal Casa da Música, em Óbidos, no dia 23 de novembro, às 21h00, e no dia 24 de novembro, às 16h00.

Governo prevê 265 milhões de euros para o Hospital do Oeste

Em nota explicativa relativa ao Orçamento do Estado, o Ministério da Saúde esclareceu a Assembleia da República de que se encontra prevista uma dotação de 265 milhões de euros (265.176.000 euros) para a construção do Novo Hospital do Oeste, mais o equipamento.

Protesto contra a inexistência de médicos de família

A inexistência de médicos de família, situação que afeta perto de treze mil pessoas, levou no passado sábado a Comissão de Utentes do Centro de Saúde do Bombarral a realizar uma marcha de protesto desde o estabelecimento de saúde até à Praça do Município. O evento contou com cerca de meia centena de participantes.