Um norte-americano de 77 anos, que se encontrava a bordo do ultra-luxuoso navio de cruzeiros Silver Dawn e que se sentiu mal, a 40 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 74 quilómetros, a noroeste de Peniche, teve de ser retirado do barco e levado para o hospital.
O navio, com bandeira das Bahamas, contactou o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa e informou que tinha a bordo um passageiro que sofria de leucemia e que se tinha sentido mal. O Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar determinou a sua retirada médica urgente.
O resgate ocorreu em estreita coordenação com o capitão do Porto de Peniche que, para o efeito, empenhou a embarcação UAM-601 Vigilante, da Estação Salva-vidas de Peniche, com a colaboração da equipa do INEM da ambulância de Suporte Imediato de Vida.
A operação, que decorreu na noite da passada quinta-feira, ficou concluída ao princípio da madrugada da sexta-feira, quando pelas 00h15 o passageiro chegou ao porto de Peniche e foi encaminhado de ambulância para uma unidade hospitalar.