Dez escolas e dois candidatos a título individual, num total de 36 concorrentes com 28 receitas, participaram no Concurso Gastronómico “Pera à Prova”, promovido pelo Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no Bombarral.
A 5ª edição decorreu no dia 21 de novembro, em parceria com a Câmara Municipal do Bombarral, a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha e a Caixa Agrícola do Bombarral.
Este evento visa a promoção da Pera Rocha do Oeste e procura fomentar a qualidade da formação técnica no âmbito dos diversos cursos profissionais de Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar e Turismo Ambiental e Rural em funcionamento.
O evento era aberto a todos os candidatos que se quisessem inscrever, podendo participar, quer a nível individual quer coletivo, e em todas as categorias – Doces, Salgados e Cocktails.
O concurso veio reforçar o empenho em dinamizar formação nas áreas de hotelaria e restauração, dando visibilidade às muitas escolas profissionais e instituições que desenvolvem formação em diversas regiões do país.
Participaram o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, o IEFP – Centro de Formação Profissional de Santarém, a EPAV – Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Escola Profissional de Penafirme, Escola Profissional de Peniche, Escola Técnica Profissional de Cantanhede, CED – D. Maria Pia, ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Profissional da Nazaré, e os dois candidatos a título individual, Beatriz Fernandes e Guilherme Paulo.
As classificações foram as seguintes: Cocktails: 1º Lugar – Alessandra (Cauã Rocha); Salgados: 1º Lugar – Sinfonia de Pera (Jonas Marques); Doces: 1º Lugar – Pera Ninho (Luís Fernandes).
Catarina Rodrigues, da organização, declarou que a prova teve grande adesão e mais escolas a participar, tendo havido necessidade de fazer uma seleção prévia pela ordem de inscrição, para que o júri não demorasse a avaliar. Na próxima edição poderão ser criadas mais equipas de júri para não limitar os participantes. Futuramente poderá também ser lançado um livro com as receitas.
Presente da atribuição dos prémios, o presidente da Câmara do Bombarral, Ricardo Fernandes, felicitou todos os participantes, destacando a importância do concurso para a promoção deste produto endógeno.
Os vereadores Fátima Coelho e Bruno Santos também participaram no evento, integrando o júri.