emissão em direto

Nova exposição no Museu Nacional Resistência e Liberdade

O Museu Nacional Resistência e Liberdade (MNRL), em Peniche, inaugura no dia 19 de dezembro, às 15 horas, a exposição temporária “O Segredo de António Dias Lourenço”, assinalando o 70.º aniversário da fuga histórica de um dos resistentes ao regime.

No dia 19 de dezembro de 1954, António Dias Lourenço fugia da cela disciplinar da cadeia do Forte de Peniche, situada no Fortim Redondo, denominada “O Segredo”, evento que constituiu uma humilhação para a ditadura, mostrou a vulnerabilidade da cadeia de Peniche e a determinação dos resistentes.

António Dias Lourenço fez da sua vida uma luta incessante pela liberdade do povo português. Preso por duas vezes num total de 6.200 dias, e em ambas torturado, adotou “um ligeiro sorriso constante” para que os torturadores não lhe vissem o sofrimento.

Após o 25 de abril de 1974, desempenhou um papel interventivo na implementação da democracia, sendo deputado constituinte, deputado na Assembleia da República, membro do Comité Central do PCP e diretor do jornal “Avante!”. Continuou ativo até ao fim dos seus dias, atuando junto dos mais jovens para preservar a memória da resistência à ditadura.

Com a exposição “O Segredo de António Dias Lourenço” pretende-se contar a história de uma das mais audaciosas fugas das prisões fascistas e celebrar o exemplo de resistência de um dos mais destacados opositores ao regime.

A exposição pode ser visitada até 25 de março, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.

Últimas Notícias

Óbidos Vila Gaming vai acolher projeto europeu dedicado à diversidade e inclusão

O projeto europeu “Sound of Diversity”, financiado pelo programa CERV da União Europeia, inicia oficialmente a atividade em Óbidos, entre os dias 9 e 11 de maio, durante o evento Óbidos Vila Gaming – uma das maiores celebrações nacionais dedicadas ao gaming e à cultura pop, que atrai anualmente milhares de visitantes à vila.