emissão em direto

Cortejo de Reis e prémios no encerramento do natal em Atouguia da Baleia

O Grande Cortejo dos Reis Magos de Atouguia da Baleia, adiado pelo mau tempo que se fez sentir no país a 5 de janeiro, teve lugar no dia seguinte, Dia de Reis. Os três Reis Magos chegaram à vila de Atouguia da Baleia para encerrar, com chave de ouro, incenso e mirra, as iniciativas natalícias promovidas pela Junta de Freguesia.

O cortejo percorreu as ruas do centro da vila, com os Reis Magos a distribuir doces e animação pelo público, tendo terminado com suas majestades a deixar oferendas no Presépio Vivo no Largo de Nossa Senhora da Conceição. Foram depois anunciados os vencedores da 2ª edição do concurso “aqui há presépio!” assim como os contemplados no sorteio da campanha “Natal no comércio tradicional”.

Foram entregues certificados de participação a todos os que se inscreveram na que foi a 2.ª edição do concurso de presépios, tendo o júri anunciado os resultados. Na categoria Particulares, Joana Vieira, dos Bolhos, arrecadou o 1.º lugar, André Martins, de Reinaldes, o 2.º, e Olga Correia, de Atouguia da Baleia, o 3.º.

O presépio vencedor destacou-se, segundo o júri, “pela extraordinária originalidade e pelo profundo envolvimento de várias gerações da mesma família, além de ser uma homenagem à tradição natalícia, enriquecida com a inclusão de elementos culturais locais no cenário”.

Na categoria Instituições/Associações ficou em 1.º o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, cujo presépio se evidenciou “pela sua notável originalidade e pela forma única de interpretação do tema, pois soube unir o património local e as tradições religiosas com uma visão moderna e artística, proporcionando uma experiência visual e emocional completa” – tudo preparado pela comunidade escolar: alunos, pais, professores e funcionários.

O 2.º lugar foi atribuído ao presépio da Associação Desportiva e Recreativa de Casal Moinho, que se destacou “pela sua harmonia estética e pela elegância na composição dos seus elementos”.

O 3.º lugar foi atribuído à Comissão da Igreja de S. Bernardino, que “impressionou pela sua autenticidade e pelo uso das peças do antigo presépio do extinto Convento”.

Teve ainda lugar o sorteio dos prémios da Campanha “Natal no Comércio Tradicional”, que contou com a participação e o apoio de cinco dezenas de comerciantes e prestadores de serviços da freguesia. Foi pedido a dez crianças que estavam a assistir ao cortejo para ajudarem a sortear os dez prémios de entre as mais de trinta mil senhas. Foram sorteados dois mil euros em prémios no total, sendo o primeiro de seiscentos euros Os prémios, sob a forma de vales de compras, poderão ser descontados em compras em qualquer um dos estabelecimentos que aderiram à campanha, gerando mais consumo no comércio tradicional.

O encerramento das festividades esteve a cargo dos coros e associações da freguesia, que cantaram as Janeiras ao público presente.

António Salvador, presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, congratulou-se pela diversidade da programação natalícia promovida, que este ano contou com muita música, teatro e animação para toda a família, em iniciativas por toda a freguesia: “Tivemos seis concertos de natal em vários locais da freguesia, com a participação de coros locais, aos quais a Junta de Freguesia está profundamente grata, porque levaram os sons e a alegria do natal a muito mais pessoas”

Os dois momentos altos foram os concertos de Natal que encheram a Igreja de São Leonardo: o primeiro, de música barroca, com a Orquestra XXI dirigida por Dinis Sousa e a flautista Adriana Ferreira, e o segundo, o já tradicional Grande Concerto de Natal pela Banda Filarmónica União 1.º Dezembro de Atouguia da Baleia, que este ano contou com a atuação do coro do Rancho Folclórico de Geraldes.

O presidente da Junta destacou ainda o envolvimento dos comerciantes de toda a freguesia e a adesão da população à campanha de natal.

Últimas Notícias

José Cid revive memórias e histórias nas Caldas

O cantor José Cid foi recebido, no passado sábado, na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, por Vitor Marques, presidente da autarquia, e pela vereadora da cultura, Conceição Henriques. A visita, inicialmente prevista para durar cerca de trinta minutos, prolongou-se por mais de uma hora, com o artista a partilhar várias histórias da sua ligação às Caldas da Rainha.

Núcleo Rotary angaria 750 euros para apoiar viagem de estudantes

Na passada quinta-feira, o Restaurante Pedagógico Ferreira da Silva, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, foi o cenário de um almoço solidário que contou com a presença de membros do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) das Caldas da Rainha. O evento teve como objetivo angariar fundos para apoiar os alunos da escola na sua participação na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, que decorrerá de 24 a 28 de janeiro.