351 quilos de cocaína num armazém nas Caldas escondidos entre bananas e madeiras

Caixas de bananas vindas da América do Sul escondiam 351 quilos de cocaína mas a droga foi descoberta pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária num armazém nas Caldas da Rainha quando estava a ser recondicionada e dissimulada em carga de madeira que iria seguir para o centro e norte da Europa.

Caixas de bananas vindas da América do Sul escondiam 351 quilos de cocaína mas a droga foi descoberta pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária num armazém nas Caldas da Rainha quando estava a ser recondicionada e dissimulada em carga de madeira que iria seguir para o centro e norte da Europa.

As bananas vinham da América do Sul, tendo chegado a Portugal num navio que atracou no porto de Setúbal e depois levadas para o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa e a seguir de camião para Caldas da Rainha.

A operação de combate ao tráfico internacional decorreu esta semana e envolveu a execução de vários mandados de busca a armazéns e viaturas, pesadas e ligeiras, num inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria.

Além do produto estupefaciente, cujo valor ascenderá a muitos milhões de euros, foram ainda apreendidas três automóveis – um ligeiro de passageiros topo de gama, um ligeiro e um pesado de mercadorias – bem como, diverso equipamento tecnológico, telemóveis, sistemas de barramento de comunicações e localizadores GPS.

Foram detidos em flagrante delito dois indivíduos com dupla nacionalidade – portuguesa e ucraniana, ambos de 45 anos. Ficaram sob prisão preventiva, a aguardar o desenvolvimento do inquérito, depois de terem sido presentes a primeiro interrogatório judicial.

Este ano foram feitas apreensões de grandes quantidades de cocaína dissimuladas em contentores de bananas, como aconteceu em julho, na alfândega marítima de Lisboa, em que foram encontrados 4.958,25 quilos. Vinham do Equador.

Em maio, numa superfície retalhista na zona de Lisboa, foram apanhados 4.200 quilos de cocaína provenientes da Colômbia e transportados até ao porto de Setúbal via marítima num carregamento de bananas em paletes.

Em 2022, mais de oito toneladas de cocaína chegaram ao porto de Setúbal escondidas no interior de paletes de bananas, provenientes da Colômbia.

Nesse ano e em anos anteriores houve outras apreensões do género.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.