O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, em parceria com o Município de Óbidos, foi agraciado com o prémio “Quem Brinca é Quem é”, promovido pela Fundação Santander Portugal. Este concurso pretendeu apoiar projetos de aprendizagem baseados em abordagens lúdicas.
Num universo de 425 candidaturas, o “Prémio Quem Brinca é Quem É” foi atribuído a dez Escolas Públicas. O agrupamento obidense candidatou-se com o projeto My Machine, que visa desenvolver nas crianças competências de forma lúdica. Neste contexto, os alunos são desafiados a pensarem num problema que gostariam de ver resolvido através da construção de uma máquina. Identificado o problema desenham a máquina para solucionar o mesmo.
Em cada turma de 1.º ano de escolaridade, os desenhos são sujeitos a votação a fim de ser selecionada uma máquina por turma. O processo conta com várias fases: a primeira, na qual é proposto aos alunos das turmas para pensarem num problema e desenharem a máquina para a resolução do mesmo; a segunda na qual alguns alunos da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) desenham o projeto da máquina, e a última, que diz respeito à construção da máquina.
O processo de construção do projeto e da respetiva máquina é acompanhado pelos alunos. Estes visitam, inclusivamente, a ESAD.CR, onde lhes é dado feedback acerca do seu projeto.
O My Machine, implementado pelo Município de Óbidos nas escolas do concelho, desde 2014, conta já com um número considerável de máquinas.
Na sequência da atribuição deste prémio, o agrupamento participou numa visita à International School of Billund, na Dinamarca, contactando de perto com a metodologia “Learning Through Play” (Aprendizagem através da Brincadeira).
Para além da visita à escola, também a visita à Lego House, na mesma cidade, foi outro dos momentos marcantes desta experiência de três dias (23 a 25 de outubro), permitindo aprofundar a dinâmica desta metodologia que coloca a brincadeira no centro do processo de aprendizagem, tal como o projeto My Machine, aplicado pelo Município de Óbidos nas atividades letivas do primeiro ciclo em parceria com o agrupamento, e que levou à conquista do prémio.
A abordagem “Learning Throug Play” defende que o brincar desenvolve competências essenciais, aumenta o bem-estar e deve ser para todos, em todo o lado. Este ano, a Fundação Santander Portugal e a LEGO Foundation anunciaram uma parceria inovadora destinada a promover a aprendizagem através deste conceito, com um conjunto de novas metodologias lúdicas aplicadas nas escolas portuguesas.
O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos foi representado pela professora Irene Carrilho, adjunta da direção e responsável pelo pré-escolar e primeiro ciclo.
LER Óbidos distinguido pelo PNL
O projeto LER Óbidos, do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, que decorreu entre 2019 e 2022, foi distinguido pelo Plano Nacional de Leitura.
Implementado nas áreas de leitura e produção escrita e multimodal, música e poesia e ilustração em parceria com a Câmara Municipal de Óbidos/Óbidos Vila Literária, a Editora Abismo, a Academia de Música de Óbidos, entre outros, contou com as atividades Oh não, outra biblioteca!; Biblioteca Verde; Histórias que Contam; Calçamos sapatos mas vestimos poemas!; Tens é garganta!; Mesa de Luz; Podcast; Tuba!; ÓbidosBookSchoolLibrary; Obizombie; Oficina de Cinema; Mostra de Videopoemas; Vivinhos da Silva; Más companhias; Livros Inquietos; Ameias, jornal escolar; Palestra “Fake News”; FOLIO Alunos; O Problema da Habitação 1 e 2.
Estas atividades foram dinamizadas por uma turma de 9.º ano, três turmas do ensino secundário e um grupo de alunos colaboradores habituais da biblioteca. Foram implementadas na Escola, no Conservatório de Música de Óbidos e no Festival FOLIO.
Deste projeto resultaram uma Mesa de Luz (oficina de ideias e mini estúdio de produção audiovisual); dois novos espaços de biblioteca – Biblioteca Verde e Biblioteca Portátil; uma revista (11-LH-AV); um jornal escolar (Ameias); um CD de leituras musicadas (“Tens é garganta”); um site (Ler Óbidos); um podcast; uma mostra de videopoemas; um espetáculo de leituras musicadas no festival FOLIO.
O principal objetivo do projeto foi o incremento do gosto pela leitura por parte dos alunos e jovens.