emissão em direto

Alunos da Raul Proença no projeto educativo “Hospital, Uma Porta Aberta”

21 alunos do 12.º ano da área de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) visitaram alguns Serviços da Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), e assinalaram o regresso do projeto educativo “Hospital, Uma Porta Aberta”.

21 alunos do 12.º ano da área de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) visitaram alguns Serviços da Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), e assinalaram o regresso do projeto educativo “Hospital, Uma Porta Aberta”.

O projeto insere-se numa estratégia de maior abertura do CHO à sociedade civil, e neste caso concreto, pretende sobretudo, de uma forma natural e através do contacto direto com a realidade hospitalar, auxiliar os jovens estudantes no processo de exploração e orientação vocacional.

A sessão de acolhimento aos alunos teve lugar no dia 12 de dezembro e contou com a presidente do conselho de administração, Elsa Baião, que reiterou a importância deste projeto no enriquecimento formativo dos alunos, assim como a sua motivação, encorajamento e orientação na tomada de decisão quanto ao seu futuro profissional.

Neste seguimento, foi realizada uma ação de sensibilização intitulada “Noções sobre prevenção e controle da infeção hospitalar”, antes da passagem pelos vários serviços.

Durante vários dias (14, 15, 18 e 19 de dezembro), o grupo de alunos, subdividido em grupos mais pequenos, acompanhou o funcionamento dos diversos serviços, nomeadamente da Patologia Clínica, da Fisioterapia, da Farmácia e das Consultas Externas, e tiveram oportunidade de interagir com utentes e profissionais de saúde em contexto hospitalar.

Para o professor Paulo Ribeiro, do AERP, “há da parte dos alunos de 12º ano um enorme interesse em participar neste projeto. Esta oportunidade constitui-se como uma mais-valia para os que ponderam prosseguir estudos na área da saúde”.

Acrescentou ainda que “o contacto com os profissionais e a vida da instituição onde trabalham, vivendo por dentro as dificuldades e os sucessos do dia a dia, contribui para clarificar nestes jovens a sua vocação para encetar este tipo de cursos superiores”.

Da parte do CHO, pretende estender o projeto às restantes escolas secundárias dos concelhos da área de influência da instituição.

Últimas Notícias

EB de St.º Onofre convida população a participar numa Flash Mob

No âmbito das comemorações dos 30 anos da EB de St.º Onofre do Agrupamento de Escolas Raul Proença, vai ser realizada uma iniciativa de mobilização pela turma H do 5.º ano, no âmbito de um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Inglês, Educação Musical e Educação Física.

Bombeiros não querem ser associados a elemento participante em “reality show”

Os Bombeiros Voluntários do Bombarral emitiram um comunicado, assinado pelo comandante, Pedro Lourenço, e pelo presidente da associação humanitária, Vítor Garcia, em que repudiam ser associados a atitudes por parte de um dos seus elementos, Tiago Rodrigues, que esteve a participar no programa “Era uma vez na Quinta”, transmitido na SIC.