A “melhor Beach Party do Oeste”, a FozBeats, será no areal da praia da Foz do Arelho, que este ano tem quatro noites de festa (17 a 20 de julho) com dezassete artistas. A organização vai elevar a fasquia e a FozBeats “vai decorrer num recinto fechado com ecrãs gigantes, criando assim um ambiente único”.
O cartaz ainda não foi divulgado. A FozBeats deixará de ter entradas gratuitas por “questões de segurança e controlo do número de espetadores”.
A lotação por noite, segundo a autarquia, deverá ser de cerca de quinze mil pessoas. O passe para os quatro dias tem o custo de quinze euros e o bilhete diário tem o preço de cinco euros.
Entre as novidades da programação deste verão, o autarca destacou o “DunaBeats” – Smells Like 90’s em Salir do Porto, que pretende contribuir para a “divulgação turística da duna de Salir, uma das maiores da Europa”. Irá decorrer em 22 de junho, com atuações de “Corda Bamba Rock Covers”, “Smells Like 90s” e DJ Tiago Bandeiras. As entradas são gratuitas.
A programação com a segunda edição do Festival da Foz do Arelho e Nadadouro entre 12 e 25 de abril e pretende promover o território e o património gastronómico e cultural ligado à Lagoa de Óbidos.
A iniciativa é organizada pelo Município de Caldas da Rainha, com o apoio das Juntas de Freguesia da Foz do Arelho e do Nadadouro, ACCCRO (Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste) e Associação de Bares de Praia da Foz do Arelho.
Segundo Vitor Marques, a iniciativa é dedicada à gastronomia e “irá contar com a participação de “mais de doze restaurantes das freguesias da Foz do Arelho e do Nadadouro que irão ter pratos dedicados aos produtos da lagoa e com os bares da Foz que irão ter cocktails e petiscos especiais dedicados ao tema”.
Segundo o município, nesta 2.ª edição do festival, além de saborear a gastronomia da Lagoa de Óbidos, os visitantes poderão “contar com atividades desportivas, musicais e culturais para toda a família”.
Festival de papagaios
Como grande novidade desta edição destaca-se o “festival de papagaios, onde os mais jovens podem construir o seu próprio papagaio de papel e encantar-se com os papagaios gigantes a ondular ao sabor do vento na praia da Foz do Arelho. A não perder também a exposição e espetáculo de papagaios gigantes iluminados ao pôr-do-sol”.
Haverá ainda “aulas gratuitas de ioga, pilates e alongamentos, junto à Lagoa, a oportunidade de desfrutar dos espetaculares nascer e pôr-do-sol para restaurar o bem-estar, e haverá, também, para os mais aventureiros, atividades ao ar livre, como catamarã, caminhadas e passeios de barco”.
A organização realça o desafio lançado e convida as pessoas a “mergulharem num mar de experiências marítimas e culturais repletas de sabores autênticos”.
O festival da Lagoa de Óbidos tem um orçamento de 6 mil euros e o “DunaBeats” tem o custo de 19 mil euros. O festival de música FozBeats tem um orçamento de 220 mil euros, estimando a autarquia “um retorno financeiro de mais de 100 mil euros”, através da venda dos bilhetes.
1ª Prova Nacional de KiteSurf
Além dos festivais e diversas atividades e eventos o programa inclui uma prova de automobilismo no 28 de abril. A 12ª Regularidade Sport Plus da Foz do Arelho (Rampa da Foz) organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria espera mais de 60 concorrentes.
Como grandes novidades vai decorrer a primeira “Prova Nacional de KiteSurf – I Big Air Open Foz do Arelho”, que se irá realizar durante o mês de abril na Foz do Arelho. A data irá ser anunciada porque a prova depende dos ventos e marés.
Segundo o autarca, a “modalidade de kitesurf é um desporto aquático que utiliza o vento para atravessar a água, através de uma prancha e de um “kite”, tendo a Foz do Arelho condições ideais para o acolhimento deste evento que vai trazer muitas pessoas à zona”. A organização é da APCKite.
O 1º grande prémio da Foz do Arelho (10 km da Foz do Arelho) realiza-se no dia 11 de maio com um percurso certificado pela Federação Portuguesa de Atletismo e World Athletics. Esta prova terá também um circuito de 5 Km, com partida agendada para a Avenida do Mar, passando pela junta de freguesia local, pelo “Penedo Furado” e pelas margens da Lagoa de Óbidos, regressando à Avenida do Mar.
Esta que é a 1ª edição, organizada pela Junta de Freguesia da Foz do Arelho, SIR Pimpões – Triatlo e ACDR Arneirense e com o apoio da Câmara Municipal de Caldas da Rainha e da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, pretende disponibilizar diversas provas para que um maior número de pessoas possa participar, oferecendo provas jovens, corrida de 5km, caminhada de 5km e prova principal de 10km.
A prova de Triatlo na Foz do Arelho decorrerá no dia 10 de junho, organizada pela SIR Pimpões e Federação de Triatlo de Portugal. A prova iniciará com o percurso de natação na Lagoa de Óbidos/Foz do Arelho, seguindo-se com o percurso de ciclismo e corrida nas estradas da Foz do Arelho.
A nível desportivo será ainda realizada uma etapa do Portugal Beach Handball Tour (6 e 7 de julho), uma prova do Prémio de Ciclismo Joaquim Agostinho (12 de julho) e o “Trail do Flamingos”, uma corrida solidária que acontecerá a 8 de setembro.
Em datas a anunciar irão também decorrer circuitos de futebol e ténis de praia e um circuito de voleibol.
O presidente da Câmara referiu que estão a construir um campo de futebol de praia perto do Inatel.
“FozComigo” é a nova marca da Foz do Arelho
O presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Fernando Sousa, disse que o executivo apostou na promoção turística da Foz do Arelho e criou uma marca nova intitulada “FozComigo”, que será apadrinhada pela fadista Cuca Roseta.
O projeto promocional será debruçado em 15 temas. Um deles é o Penedo Furado. A nova imagem será apresentada no aniversário da elevação a vila, a 12 de junho, com a presença de Cuca Roseta, que irá ser a imagem de marca da Foz do Arelho durante um ano.