emissão em direto

Apresentado programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril nas Caldas

Uma tertúlia de música e poesia, no café concerto do CCC a 5 de fevereiro, assinalou o início das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovidas pelo Núcleo das Caldas da Rainha da associação José Afonso.

Uma tertúlia de música e poesia, no café concerto do CCC a 5 de fevereiro, assinalou o início das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovidas pelo Núcleo das Caldas da Rainha da associação José Afonso.

Ao longo da tarde foram lidos 50 poemas de vários poetas portugueses pelas dezenas de pessoas que encheram por completo o espaço. Houve também música, a cargo de Manuel Teixeira, do núcleo de Torres Vedras da associação, que cantou várias músicas de Zeca Afonso.

No início da sessão, Élia Mendonça, porta-voz do núcleo, apresentou o programa de atividades do primeiro semestre destas celebrações, que tem o apoio do município das Caldas da Rainha e do CCC.

O principal evento terá lugar na noite de 25 de abril, a partir das 21h00, no grande auditório do CCC, com João Afonso, Uxia e Luís Pastor. Os bilhetes já estão à venda. “Vai ser um concerto memorável e aconselho que adquiram já os bilhetes”, adiantou Élia Mendonça.

“As comemorações do 25 de Abril vão ser num contexto geo-político bastante complexo, a nível nacional, mas sobretudo a nível internacional com uma guerra a decorrer em plena Europa e um genocídio no Médio Oriente”, comentou. Élia Mendonça lembrou que Zeca Afonso sempre defendeu a causa do povo da Palestina.

A responsável referiu que fevereiro é sempre importante para o núcleo, porque foi nesse mês que, em 1983, se realizou a Festa da Amizade a Zeca Afonso no Campo da Mata. O evento teve como objetivo reunir fundos para pagar os tratamentos médicos do autor de “Grândola, Vila Morena”, que deixou de atuar ao vivo nesse ano e faleceu em 1987.

Em 2023 foi criado o núcleo da associação para relembrar essa data e desde essa altura têm realizado uma série de atividades.

Para 16 de março está prevista a realização de uma tertúlia sobre a “Revolta das Caldas”, a ter lugar também no café-concerto do CCC, com a historiadora Joana Tornada. O evento contará ainda com a música de Nelson Rodrigues. Para esta tertúlia foi convidado o presidente da associação 25 de Abril, Vasco Lourenço.

Vai também ser organizado um mini-ciclo de cinema com a exibição dos documentários “Rosas de Ermera” (2017) de Luís Filipe Rocha, a 10 de abril, e “Índios da Meia Praia” (1976), de António Cunha Teles, a 1 de maio.

Em maio, em data a divulgar, Daniel Completo e José Fanha vão estar na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha para fazer duas sessões sobre o 25 de Abril para crianças.

O núcleo vai igualmente organizar uma exposição documental e fotográfica para comemorar os 50 anos da revolução, que irá estar patente na sala de exposição do Turismo das Caldas de 6 de abril a 4 de maio.

Os organizadores pedem a colaboração de todos os que possam disponibilizar documentos, recortes de jornais e fotografias dos acontecimentos nas Caldas da Rainha.

Quem quiser colaborar pode entrar em contato com o núcleo através do do e-mail ajacaldasdarainha@gmail.com .

Últimas Notícias

EB de St.º Onofre convida população a participar numa Flash Mob

No âmbito das comemorações dos 30 anos da EB de St.º Onofre do Agrupamento de Escolas Raul Proença, vai ser realizada uma iniciativa de mobilização pela turma H do 5.º ano, no âmbito de um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Inglês, Educação Musical e Educação Física.

Bombeiros não querem ser associados a elemento participante em “reality show”

Os Bombeiros Voluntários do Bombarral emitiram um comunicado, assinado pelo comandante, Pedro Lourenço, e pelo presidente da associação humanitária, Vítor Garcia, em que repudiam ser associados a atitudes por parte de um dos seus elementos, Tiago Rodrigues, que esteve a participar no programa “Era uma vez na Quinta”, transmitido na SIC.