Apresentado programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril nas Caldas

Uma tertúlia de música e poesia, no café concerto do CCC a 5 de fevereiro, assinalou o início das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovidas pelo Núcleo das Caldas da Rainha da associação José Afonso.

Uma tertúlia de música e poesia, no café concerto do CCC a 5 de fevereiro, assinalou o início das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovidas pelo Núcleo das Caldas da Rainha da associação José Afonso.

Ao longo da tarde foram lidos 50 poemas de vários poetas portugueses pelas dezenas de pessoas que encheram por completo o espaço. Houve também música, a cargo de Manuel Teixeira, do núcleo de Torres Vedras da associação, que cantou várias músicas de Zeca Afonso.

No início da sessão, Élia Mendonça, porta-voz do núcleo, apresentou o programa de atividades do primeiro semestre destas celebrações, que tem o apoio do município das Caldas da Rainha e do CCC.

O principal evento terá lugar na noite de 25 de abril, a partir das 21h00, no grande auditório do CCC, com João Afonso, Uxia e Luís Pastor. Os bilhetes já estão à venda. “Vai ser um concerto memorável e aconselho que adquiram já os bilhetes”, adiantou Élia Mendonça.

“As comemorações do 25 de Abril vão ser num contexto geo-político bastante complexo, a nível nacional, mas sobretudo a nível internacional com uma guerra a decorrer em plena Europa e um genocídio no Médio Oriente”, comentou. Élia Mendonça lembrou que Zeca Afonso sempre defendeu a causa do povo da Palestina.

A responsável referiu que fevereiro é sempre importante para o núcleo, porque foi nesse mês que, em 1983, se realizou a Festa da Amizade a Zeca Afonso no Campo da Mata. O evento teve como objetivo reunir fundos para pagar os tratamentos médicos do autor de “Grândola, Vila Morena”, que deixou de atuar ao vivo nesse ano e faleceu em 1987.

Em 2023 foi criado o núcleo da associação para relembrar essa data e desde essa altura têm realizado uma série de atividades.

Para 16 de março está prevista a realização de uma tertúlia sobre a “Revolta das Caldas”, a ter lugar também no café-concerto do CCC, com a historiadora Joana Tornada. O evento contará ainda com a música de Nelson Rodrigues. Para esta tertúlia foi convidado o presidente da associação 25 de Abril, Vasco Lourenço.

Vai também ser organizado um mini-ciclo de cinema com a exibição dos documentários “Rosas de Ermera” (2017) de Luís Filipe Rocha, a 10 de abril, e “Índios da Meia Praia” (1976), de António Cunha Teles, a 1 de maio.

Em maio, em data a divulgar, Daniel Completo e José Fanha vão estar na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha para fazer duas sessões sobre o 25 de Abril para crianças.

O núcleo vai igualmente organizar uma exposição documental e fotográfica para comemorar os 50 anos da revolução, que irá estar patente na sala de exposição do Turismo das Caldas de 6 de abril a 4 de maio.

Os organizadores pedem a colaboração de todos os que possam disponibilizar documentos, recortes de jornais e fotografias dos acontecimentos nas Caldas da Rainha.

Quem quiser colaborar pode entrar em contato com o núcleo através do do e-mail ajacaldasdarainha@gmail.com .

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.