emissão em direto

Assinado financiamento para sede da Associação Geoparque Oeste

Foi assinado no dia 30 de outubro no Bombarral, o contrato de financiamento que visa requalificar o edifício da Associação Geoparque Oeste (AGEO), cujo presidente, João Serra, aponta ser “fundamental para preparar a sede para os desafios futuros que o reconhecimento como Geoparque Mundial da UNESCO irá trazer ao território”.

Foi assinado no dia 30 de outubro no Bombarral, o contrato de financiamento que visa requalificar o edifício da Associação Geoparque Oeste (AGEO), cujo presidente, João Serra, aponta ser “fundamental para preparar a sede para os desafios futuros que o reconhecimento como Geoparque Mundial da UNESCO irá trazer ao território”.

Assinado entre a Direção-Geral das Autarquias Locais, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Lisboa e Vale do Tejo e a AGEO, o contrato contempla um investimento elegível de 78 829,93€, comparticipado a 50% pelo Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva.

Presente na cerimónia, para homologar o protocolo, esteve o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, para quem “a criação de um Geoparque neste território é bastante importante para vincar a identidade oestina no mundo e a assinatura deste protocolo é mais um passo para assegurar esta identidade”.

A AGEO inaugurou, em junho, o CIGO – Centro de Interpretação Geoparque Oeste, na antiga escola do 1º ciclo da vila no Bombarral, para onde mudou oficialmente a sede, apesar de estar ainda a funcionar num espaço disponibilizado na Lourinhã pelo município desde a sua fundação.

O CIGO pretende ser a principal porta de entrada do aspiring Geoparque Oeste, disponibilizando ao visitante uma viagem por 250 milhões de anos, num único espaço, dando a conhecer as pegadas que a evolução do planeta Terra deixou neste território, onde se destaca o nascimento do oceano atlântico, os dinossauros e os seus trilhos, o aparecimento do homem, as grandes civilizações, as conquistas portuguesas e os costumes e tradições que moldam a personalidade e o dia-a-dia das gentes do território.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.