Assinado financiamento para sede da Associação Geoparque Oeste

Foi assinado no dia 30 de outubro no Bombarral, o contrato de financiamento que visa requalificar o edifício da Associação Geoparque Oeste (AGEO), cujo presidente, João Serra, aponta ser “fundamental para preparar a sede para os desafios futuros que o reconhecimento como Geoparque Mundial da UNESCO irá trazer ao território”.

Foi assinado no dia 30 de outubro no Bombarral, o contrato de financiamento que visa requalificar o edifício da Associação Geoparque Oeste (AGEO), cujo presidente, João Serra, aponta ser “fundamental para preparar a sede para os desafios futuros que o reconhecimento como Geoparque Mundial da UNESCO irá trazer ao território”.

Assinado entre a Direção-Geral das Autarquias Locais, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Lisboa e Vale do Tejo e a AGEO, o contrato contempla um investimento elegível de 78 829,93€, comparticipado a 50% pelo Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva.

Presente na cerimónia, para homologar o protocolo, esteve o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, para quem “a criação de um Geoparque neste território é bastante importante para vincar a identidade oestina no mundo e a assinatura deste protocolo é mais um passo para assegurar esta identidade”.

A AGEO inaugurou, em junho, o CIGO – Centro de Interpretação Geoparque Oeste, na antiga escola do 1º ciclo da vila no Bombarral, para onde mudou oficialmente a sede, apesar de estar ainda a funcionar num espaço disponibilizado na Lourinhã pelo município desde a sua fundação.

O CIGO pretende ser a principal porta de entrada do aspiring Geoparque Oeste, disponibilizando ao visitante uma viagem por 250 milhões de anos, num único espaço, dando a conhecer as pegadas que a evolução do planeta Terra deixou neste território, onde se destaca o nascimento do oceano atlântico, os dinossauros e os seus trilhos, o aparecimento do homem, as grandes civilizações, as conquistas portuguesas e os costumes e tradições que moldam a personalidade e o dia-a-dia das gentes do território.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.