emissão em direto

Liga 3

Caldas vence Covilhã mas fica fora da fase de subida

Acalentando ainda aspirações para entrar na fase de subida, mediante uma conjugação de resultados, a equipa do Caldas Sport Clube na última jornada da fase regular até cumpriu a missão, ao vencer o Sporting da Covilhã por 2-1, na receção no Campo da Mata. Só que os adversários que estavam à sua frente estragaram o objetivo.

Liga 3

Acalentando ainda aspirações para entrar na fase de subida, mediante uma conjugação de resultados, a equipa do Caldas Sport Clube na última jornada da fase regular até cumpriu a missão, ao vencer o Sporting da Covilhã por 2-1, na receção no Campo da Mata. Só que os adversários que estavam à sua frente estragaram o objetivo.

Passaram à fase de subida a Académica, com 32 pontos, o Atlético e Alverca com 31 e o Sporting da Covilhã com 30. Sporting B, com 30, Caldas com 29, Oliveira do Hospital com 20, Amora com 18, Pêro Pinheiro com 13 e 1º Dezembro com 11 pontos vão disputar a fase de manutenção/descida, onde estarão doze clubes, divididos em duas séries de seis clubes cada, distribuídos de acordo com a sua localização geográfica, nos termos regulamentares.

Em cada série os clubes jogam entre si, duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante, conforme sorteio.

No começo desta fase, os clubes serão bonificados tendo em consideração a sua classificação da primeira fase respeitando a seguinte tabela: 5.º classificado – 6 pontos; 6.º classificado – 5 pontos; 7.º classificado – 4 pontos; 8.º classificado – 3 pontos; 9.º classificado – 2 pontos; 10.º classificado – 1 ponto.

Os dois piores classificados de cada série, num total de quatro clubes, descem ao Campeonato de Portugal. Os restantes oito clubes asseguram a manutenção na Liga 3 na época desportiva seguinte.

Reviravolta no resultado

No jogo frente ao Sporting da Covilhã, o Caldas Sport Clube entrou forte, empurrando os visitantes para o seu meio-campo. Apesar de apresentar mais posse de bola, a equipa não foi capaz de criar oportunidades de verdadeiro perigo que ameaçassem a baliza de João Gonçalo e já perto da meia hora os pelicanos viram-se em desvantagem.

Gildo Lourenço apareceu com espaço sobre a direita do ataque e cruzou com conta, peso e medida, para a cabeça de Opeyemi, com o avançado a elevar-se mais do que os adversários e a inaugurar o marcador.

Na segunda parte, fruto da atitude demonstrada após o golo sofrido, o Caldas conseguiu relançar o encontro e resgatar os três pontos.

Primeiro chegou ao empate através de um golo apontado por Pepo perto da hora de jogo. O médio surgiu na área adversária e aproveitou um mau alívio para rematar forte para o fundo das redes. Minutos depois, na sequência de um livre lateral originado por uma falta de Adams, que valeu expulsão, Gonçalo Chaves, avançado recém-entrado no encontro, apontou de cabeça o golo da reviravolta.

José Vala, treinador do Caldas, comentou que “não havia nada a perder, fazer a nossa parte era tentar ganhar o jogo. Agora é levantar a cabeça e ter duas semanas para recuperar”.

Pepo, médio do Caldas, recebeu o prémio de Homem do Jogo.

Homenagem a Elmano Casimiro

O Caldas Sport Clube homenageou antes do apito inicial Elmano Casimiro, sócio, ex-atleta e ex-diretor do Caldas, que há poucos dias faleceu. Tinha 80 anos. O capitão Thomas Militão entregou uma coroa de flores à filha Sónia Casimiro, que de seguida a colocou no banco onde assistia a todos os encontros do Caldas no Campo da Mata.

Ficha técnica

Árbitro: Bruno Rebocho

Árbitros assistentes: Ricardo Azevedo e Ricardo Luz

Quarto árbitro: Diogo Coelho

Caldas: Diogo Garrido; Thomas Militão, Luís Marcelino e Eduardo Monteiro (Gonçalo Barreiras, intervalo); Nuno Januário (Luís Farinha, intervalo), Leandro Borges, Pepo e Diogo Clemente; André Perre (Yordy Marcelo, 89’), Lucas Vilela (Henrique Henriques, intervalo) e João Rodrigues (Gonçalo Chaves, 67’)

Suplentes não utilizados: André Mata, David Santos, Marcelo Marquês e Evandro Barros

Treinador: José Vala

Disciplina: nada a registar

Golos: Pepo (58’) e Gonçalo Chaves (69’)

Covilhã: João Gonçalo; Zé Simão, Casagrande e Adams; Gildo Lourenço (Pedro Brito, 87’), Rodrigo Ferreira, Gilberto (CAP.) (Diogo Ferreira, 69’) e Michel; Zé Tiago (José Pereira, 69’), Chico Cardoso e Opeyemi (João Vasco, 73’)

Suplentes não utilizados: Igor, Traquina, José Pereira, Afonso Andrade e Mário Borges

Treinador: Alex Costa

Disciplina: cartão vermelho para Adams (63’)

Golos: Opeyemi (26’)