Catarina Branco lança single “A Minha Saia Velhinha”

Depois de ter editado em 2019 o EP de estreia “Tá Sol” e em 2022 o álbum “Vida Plena”, a caldense Catarina Branco acaba de lançar “A Minha Saia Velhinha”, single que surge em antecipação ao EP “Não me peças mais canções”, agendado para o dia 31 de maio.

Depois de ter editado em 2019 o EP de estreia “Tá Sol” e em 2022 o álbum “Vida Plena”, a caldense Catarina Branco acaba de lançar “A Minha Saia Velhinha”, single que surge em antecipação ao EP “Não me peças mais canções”, agendado para o dia 31 de maio.

A ideia do novo EP, com versões de canções tradicionais, é, além de celebrar as raízes de Catarina Branco, estender os limites de géneros musicais e alargar os extremos da electro synth-pop, a folk e o tradicional.

“Não me peças mais canções” é uma homenagem ao Grupo Coral e Musical da Casa de Pessoal do Hospital de Caldas da Rainha, do qual os pais da artista fazem parte.

O tema escolhido para a primeira amostra do EP foi “A Minha Saia Velhinha”. Afinal, é a canção ligada ao grupo da qual tem mais memória: “Era aquela que me deixava mais satisfeita quando a ouvia a ser tocada pela banda do meu pai. O original minhoto tem mais quadras, mas decidi cantá-la com a letra que conheço da versão do grupo do hospital. Esta interpretação foi importante para semear o gosto pela canção e especificamente pela canção tradicional portuguesa. O trabalho que fiz neste single e no resto do EP foi procurar ir ao esqueleto da canção, nunca perdendo o foco da paisagem sonora que vou criando, procurando adensá-la em novos horizontes”.

Catarina Branco revela ainda que, durante os primeiros anos a acompanhar os ensaios, “adormecia nas poltronas da sala de ensaio quando o relógio marcava 23h e qualquer coisa”. Perto da meia-noite acordava outra vez: “Só há pouco tempo é que me apercebi mesmo da importância que esses anos a adormecer embalada por estas canções tiveram na formação do meu imaginário e da minha musicalidade”.

“A Minha Saia Velhinha” já se encontra disponível nas plataformas digitais.

Nascida em 1996, nas Caldas da Rainha, depois de uma passagem pelo mundo das artes plásticas é na música que Catarina Branco encontra o seu meio de expressão. Em 2019 lança o seu primeiro EP “‘Tá Sol” e em 2022 o longa duração “Vida Plena”. Em 2023 edita em colaboração com Guarda-Rios versões acústicas de dois temas do disco Vida Plena. Ao vivo, tem-se apresentado nos últimos anos sobretudo a solo, ao piano, e mais recentemente, com a viola amarantina que foi buscar às memórias da música feita pelos pais.

Da sua agenda consta a atuação no dia 7 de junho com o Grupo Coral e Musical da Casa de Pessoal do Hospital de Caldas da Rainha, na Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto, e no dia 9 no Coreto do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha.

A solo estará no CAE de Portalegre – ‘Ciclo In-ti-mis-ta’, no dia 27 de setembro.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.