Foi inaugurado no passado domingo o Centro de Desporto de Natureza do Nadadouro, onde serão disponibilizados gratuitamente equipamentos desportivos como bicicletas BTT, caiaques, pranchas de stand up paddle e bastões de caminhada.
O centro resulta de uma proposta apresentada por Henrique Frazão, professor da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), ao orçamento participativo de 2023 da Junta de Freguesia do Nadadouro.
“É um motivo de orgulho. Quem me dera a mim e aos meus amigos na altura que, quando eramos crianças ou adolescentes, tivéssemos tido a oportunidade de ter estes equipamentos para podermos usufruir da natureza e, em particular, da Lagoa de Óbidos”, comentou o mentor da ideia, que é natural desta freguesia.
O centro terá ainda um reforço de bicicletas elétricas, as quais deverão ser adquiridas com o apoio financeiro da edição de 2024 do Orçamento Participativo.
Os regulamentos, que estão a ser ultimados, permitirão que qualquer pessoa, seja ou não residente na freguesia do Nadadouro, possa utilizar os equipamentos. Estão disponíveis também para cidadãos estrangeiros. Os pedidos para a sua utilização podem ser feitos através do site da junta.
A sede do Centro é na Junta de Freguesia e o equipamento irá estar guardado num armazém, mais junto à Lagoa de Óbidos.
A presidente da Junta do Nadadouro, Alice Gesteiro, salientou a importância deste centro para a freguesia por promover a prática desportiva e a sensibilização ambiental. A autarca agradeceu à Câmara o apoio financeiro para a concretização destes projetos.
O presidente da Câmara, Vitor Marques, lembrou que o Orçamento Participativo disponibiliza 160 mil euros anuais para projetos em todas as freguesias do concelho (10 mil euros para cada uma). O edil caldense mostrou-se satisfeito por o centro disponibilizar os equipamentos a qualquer pessoa. “Será também uma forma de atrair mais pessoas à freguesia e ao concelho”, comentou.
A seguir à inauguração, dezenas de pessoas participaram numa caminhada inaugural da Rota da Lagoa de Óbidos, percurso que faz parte do projeto “Caminhos da Rainha”.
Até 8 de dezembro a Câmara das Caldas da Rainha está a fazer a apresentação dos percursos pedestres dos “Caminhos da Rainha”, que resulta do projeto “Criação e requalificação de espaços de prática de desportos de natureza” iniciado em 2021, o qual foi concretizado em parceria com a ESDRM.
Henrique Frazão também salientou a importância desta rede de percursos “que vai permitir explorar a natureza de uma forma diferente”, não só para caminhadas, mas também para BTT e ciclismo.
Vitor Marques acredita que esta iniciativa vai trazer muitas pessoas ao concelho para poderem usufruir destes caminhos diferenciados.
Depois deste percurso, com 12,8 km, que se inicia na Junta de Freguesia do Nadadouro, serão apresentados mais quatro: 17 de novembro – 09h30 Rota da Boavista (7,2 km) – Início do percurso: Junta de Freguesia de Serra do Bouro; 1 de dezembro – 10h00 – Rota do Paúl de Tornada (3,5 km) – Início do percurso: Reserva Natural Local do Paúl de Tornada); 8 de dezembro – 09h00 – Rota da Barragem (3 km) e Rota de Alvorninha (9,3 km) – Início dos percursos: Pavilhão Multidesportivo D. José Policarpo.