emissão em direto

Chef das Caldas abre restaurante na Nazaré

Diogo Vasques, chef natural das Caldas, que se formou no curso de Técnicas de Cozinha e Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), cumpriu um dos seus sonhos e abriu um restaurante na Nazaré. O espaço, situado na Rua Branco Martins, n. 25 B, numa perpendicular à marginal, chama-se “Caelesti-Tapas Wine Bar”.

Aos 25 anos, Diogo Vasques conta já com um percurso profissional invejável, desenvolvido em cozinhas de restaurantes tão conceituados como o Pestana Palace (Lisboa), Marriott Praia d’El Rey, DOP-Rui Paula (Porto), Sons Tons & Sabores (Caldas da Rainha), Tibino (Foz do Arelho), Jamon Jamon (Óbidos) e Aki d’el Mar (Nazaré).

O projeto estava na gaveta e surgiu a oportunidade. Como já conhecia o mercado da Nazaré, soube que era o local ideal para abrir o seu restaurante. Pensou o conceito e preparou tudo para a inauguração, que aconteceu a 14 de maio.

“Caelesti”, denominação latina de Celeste em homenagem à sua avó paterna, pretende ser um emblema da Nazaré pela excelência dos produtos, inovação, sabor e pela frescura.

Neste restaurante os clientes podem encontrar as mais diversas tapas, como salada de polvo, ameijoa, mix do mar (gambas, lulinhas, choquinhos fritos), mexilhão vinagrete, espetadas de camarão, pica-pau de vitela, tábua de queijos e enchidos, entre outros.

Tem ainda tapas especiais, como os secretos de porco preto ibérico e o bife da vazia laminado.

Diogo Vasques também confeciona pratos com massa fresca (caseira) e tem na ementa pasta nero com marisco, pasta de legumes, entre outras.

Há uma variedade de hambúrgueres criativos e diferentes, como por exemplo, a de cozido à portuguesa ou de bacalhau à brás, que já é um sucesso da casa.

O espaço tem opções vegan e vegetariano, onde pode degustar o pica-pau de seitan, legumes salteados ou o pimento padron. O objetivo é ir aumentando a ementa e criar pratos novos.

Os vinhos, gin e os cocktails são apostas fortes para quem queira desfrutar de um drink acompanhado pelas tapas. Os vinhos podem ser vendidos ao copo e o barman, Alfredo Soares, da Foz do Arelho, serve uma variedade de cocktails criativos.

O gosto pela cozinha ganhou forma quando tinha 12 anos. O curso na EHTO foi determinante no seu rumo profissional e escolha, ainda que “a sua paixão foi sempre a cozinha”. Diogo Vasques diz que o curso “muito contribuiu para a minha autoconfiança enquanto profissional, permitindo-me enfrentar os mais variados desafios”.

Um deles é este novo projeto, que apesar da pandemia considerou que era a altura certa. “Agora é marcar a diferença e conquistar os clientes”, afirmou.

Um outro projeto e sonho que tem é de um dia “construir de raiz o seu próprio restaurante”.

O diretor da EHTO, Daniel Pinto que esteve presente na inauguração do restaurante, elogiou o chef caldense que “é o exemplo dos objetivos da escola, que é um aluno fazer a sua formação, trabalhar no setor e depois abrir o seu próprio negócio”. “Durante a formação os alunos também aprendem a fazer a gestão de um restaurante, que é muito importante para quem pretende abrir o seu estabelecimento”, sublinhou.

Com a abertura do Caelesti-Tapas Wine Bar, Diogo Vasques criou o seu próprio posto de trabalho e também do barman. Durante o verão conta a ajuda da sua namorada, Taciana Mendes, que é designer gráfica e que fez a decoração do espaço e criou o logótipo do restaurante.

“Caelesti-Tapas Wine Bar” está aberto de terça-feira a domingo, entre as 12h00 e as 24h00. Tem capacidade para 84 pessoas (atualmente devido à pandemia 40 pessoas) e possui duas esplanadas, uma aberta e outra fechada.

Últimas Notícias

Celebrado o centenário de elevação do Bombarral a vila

A Câmara Municipal do Bombarral assinalou, a 26 de abril, o centenário de elevação do Bombarral a vila.
Uma data histórica, envolta em peripécias, que fez do Bombarral um caso ímpar: ter sido elevado a concelho, a 18 de março de 1914, antes de ser vila, marco que só veio a acontecer a 21 de abril de 1925, por deliberação do Senado da República.

Caldas da Rainha assinalou os 51 anos da Revolução

Caldas da Rainha assinalou os 51 anos do 25 de Abril com as habituais cerimónias de hastear de bandeira nas sedes das uniões de freguesia urbanas e os concertos no Museu José Malhoa e no Largo Termal.

Apagão alterou ritmo de segunda-feira nas Caldas

Caldas da Rainha voltou a ter energia elétrica após oito horas e meia de um apagão de grandes proporções que na segunda-feira atingiu Portugal, Espanha e partes da França e Andorra, provocando caos em serviços essenciais, como transportes, telecomunicações e outros.

António Morgado corre em Espanha e Bélgica

O ciclista caldense António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) terminou em 20º lugar a 67ª Volta às Astúrias, em Espanha, tendo a prova sido ganha pelo espanhol Marc Soler, seu colega de equipa. O corredor de Salir do Porto foi 7º na juventude, 16º nos pontos e 22º na classificação da montanha.