Colisão entre dois barcos de pesca obriga ao resgaste de sete tripulantes

Duas embarcações de pesca que tinham saído do porto da Nazaré colidiram na madrugada desta quinta-feira, tendo uma delas afundado, mas de acordo com a Marinha, os sete tripulantes não sofreram ferimentos e foram resgatados.

Duas embarcações de pesca que tinham saído do porto da Nazaré colidiram na madrugada desta quinta-feira, tendo uma delas afundado, mas de acordo com a Marinha, os sete tripulantes não sofreram ferimentos e foram resgatados.

A colisão entre os barcos “Falcão Peregrino” e “Divino Espírito Santo” verificou-se pelas 05h49 a quatro milhas náuticas (aproximadamente sete quilómetros) a oeste do Farol do Penedo da Saudade, em São Pedro de Moel, no concelho da Marinha Grande, na área sob jurisdição da capitania do porto da Nazaré. ​Na sequência do alerta recebido através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, foram de imediato ativados para o local tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré.

Da colisão resultou a entrada de água no “Falcão Peregrino”, tendo os tripulantes sido resgatados e transportados para o porto da Nazaré pelo meio marítimo da Estação Salva-vidas e pela outra embarcação de pesca, revelou a Autoridade Marítima Nacional, indicando que “todos os tripulantes se encontravam bem fisicamente, não tendo sido necessário prestar assistência médica”.

A Marinha referiu que houve “uma considerável entrada de água” no barco, “com risco de afundamento, tendo havido a necessidade da passagem dos tripulantes dessa embarcação”.

O barco “acabou por afundar”, relatou a Autoridade Marítima Nacional, esclarecendo que “foram recolhidos todos os destroços que constituíam perigo para a navegação”.

O Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré tomou conta da ocorrência, tendo sido instaurado um processo de sinistro marítimo para se apurar as causas do acidente.

O “Falcão Peregrino”, com 14,65 metros de comprimento e casco de madeira, tinha saído do porto da Nazaré às 20h20 do dia 24 e previa-se que regressasse ao final da manhã do dia seguinte. O “Divino Espírito Santo”, com 15 metros de comprimento, partiu do porto da Nazaré às 03h18 de 25 de janeiro, segundo o servidor de análise de navegação marítima MarineTraffic.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.