A abertura oficial acontece no dia 9 de maio, às 22h00, com um concerto de Stereossauro, na Praça da Criatividade. O artista traz consigo um conjunto de convidados de referência no panorama musical nacional, incluindo Ana Magalhães, Carlão, Capicua, xtinto e DJ Ride (Beatbombers).
No dia 10 de maio, a programação cultural continua com a inauguração da exposição “O Amor Mata”, da autoria de João Francisco Vilhena, no Museu Abílio, às 11h00. Segue-se uma conversa entre o autor e Patrícia Ferreira (do gabinete do Cadaval da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), que contará ainda com um momento de dança protagonizado por Isa Araújo.
Às 15h00, decorrerá no Museu Abílio a oficina “Os Tropeços do Amor”, dinamizada por Sílvia Santos, dirigida a crianças e jovens. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através do e-mail susana.nobre@cm-obidos.pt.
Em simultâneo, na Cerca do Castelo, realiza-se uma sessão dedicada à reflexão sobre o papel dos videojogos na promoção de valores como a solidariedade, a igualdade, a inclusão e os direitos humanos. A sessão contará com as participações de António Guterres de Brito, Filipe Luz, Micaela Fonseca e Nélio Códices, com moderação de Bruno Silva. Esta iniciativa insere-se nas comemorações do Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital (2025).
A participação em todas as atividades é gratuita.