emissão em direto

Conclusão do Funicular da Nazaré apontada para o verão de 2025

A Estrutura de Missão "Recuperar Portugal" [EMRP] e o Município da Nazaré assinaram na passada segunda-feira o contrato de investimento no novo "Funicular da Nazaré", que irá ligar a praia à Pederneira.

A Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” [EMRP] e o Município da Nazaré assinaram nesta segunda-feira o contrato de investimento no novo “Funicular da Nazaré”, que irá ligar a praia à Pederneira.

O apoio financeiro, enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), disponibiliza o montante de dez milhões de euros, prevendo-se que a obra esteja concretizada no verão de 2025, apesar do prazo estipulado ser até ao final do primeiro trimestre de 2016, anunciou o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, que reconheceu que “este sonho deu muito trabalho”, em contactos permanentes com as diversas entidades e o governo, em busca de financiamento.

A Câmara já tem, em sua posse, os pareceres positivos das entidades, que se devem pronunciar sobre a construção desta infraestrutura na encosta da Pederneira, sendo sua intenção iniciar a obra no primeiro trimestre de 2024.

O funicular procura apoiar a mobilidade da população mais envelhecida, que precisa de uma acessibilidade melhorada aos serviços (novo terminal rodoviário, centro da vila, marginal, Centro de Saúde, Biblioteca Municipal José Soares, Câmara, Serviços Municipalizados e mercado), sem necessidade de utilização de carro. Contudo, é também uma atração turística.

A entrada do meio de transporte na revisão do PRR foi explicada pela EMRP como um investimento de vantagem climática, ao ser um transporte com zero emissões de carbono.

Está prevista a construção de um edifício de quatro pisos, do qual sairá o mecanismo por cabo, com capacidade para 40 passageiros em cada viagem, prevendo-se que possa transportar até 300 pessoas por hora, em cada sentido.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.