Conclusão do Funicular da Nazaré apontada para o verão de 2025

A Estrutura de Missão "Recuperar Portugal" [EMRP] e o Município da Nazaré assinaram na passada segunda-feira o contrato de investimento no novo "Funicular da Nazaré", que irá ligar a praia à Pederneira.

A Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” [EMRP] e o Município da Nazaré assinaram nesta segunda-feira o contrato de investimento no novo “Funicular da Nazaré”, que irá ligar a praia à Pederneira.

O apoio financeiro, enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), disponibiliza o montante de dez milhões de euros, prevendo-se que a obra esteja concretizada no verão de 2025, apesar do prazo estipulado ser até ao final do primeiro trimestre de 2016, anunciou o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, que reconheceu que “este sonho deu muito trabalho”, em contactos permanentes com as diversas entidades e o governo, em busca de financiamento.

A Câmara já tem, em sua posse, os pareceres positivos das entidades, que se devem pronunciar sobre a construção desta infraestrutura na encosta da Pederneira, sendo sua intenção iniciar a obra no primeiro trimestre de 2024.

O funicular procura apoiar a mobilidade da população mais envelhecida, que precisa de uma acessibilidade melhorada aos serviços (novo terminal rodoviário, centro da vila, marginal, Centro de Saúde, Biblioteca Municipal José Soares, Câmara, Serviços Municipalizados e mercado), sem necessidade de utilização de carro. Contudo, é também uma atração turística.

A entrada do meio de transporte na revisão do PRR foi explicada pela EMRP como um investimento de vantagem climática, ao ser um transporte com zero emissões de carbono.

Está prevista a construção de um edifício de quatro pisos, do qual sairá o mecanismo por cabo, com capacidade para 40 passageiros em cada viagem, prevendo-se que possa transportar até 300 pessoas por hora, em cada sentido.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.