emissão em direto

Cutelarias de Santa Catarina e Benedita em exposição

Foi inaugurada no passado dia 16, no Museu do Vinho de Alcobaça, a exposição “Cutelaria: Tradição e Modernidade na Arte da Inovação do Aço”, com espólio das empresas da Benedita e Santa Catarina.

Foi inaugurada no passado dia 16, no Museu do Vinho de Alcobaça, a exposição “Cutelaria: Tradição e Modernidade na Arte da Inovação do Aço”, com espólio das empresas da Benedita e Santa Catarina.

Esta iniciativa decorre no âmbito da atividade da Associação de Cutelarias de Santa Catarina e Benedita, contando com a participação das fábricas Ciol, Curel, Icel, Ivo, Jero, Lombo do Ferreiro e Nicul.

Na organização estão os Municípios de Alcobaça e Caldas da Rainha, e a Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO).

Após várias décadas de anseios do setor, surgiu em 2018 a marca registada conjunta Cutelarias de Santa Catarina e Benedita, por intermédio deste grupo de empresas que tem como objetivo preservar a memória cutileira de Alcobaça e Caldas da Rainha.

As freguesias de Santa Catarina e da Benedita foram o berço de centenas de cutileiros que, durante décadas e gerações, desenvolveram a sua arte e permitiram o crescimento de diversas empresas.

Hoje assumido como o principal cluster de cutelaria de Portugal e um dos cinco com maior relevância a nível mundial, as cutelarias de Santa Catarina e Benedita lideram o setor em tecnologia e inovação.

A AIRO, em conjunto com os Municípios de Alcobaça e Caldas da Rainha e as freguesias da Benedita e Santa Catarina, assume a coordenação da associação de cutelarias.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.