emissão em direto

Despistou carro após concentração tuning e foi detido por condução com álcool

Um homem de 56 anos que, segundo a PSP, "encontrava-se numa concentração tuning na zona industrial das Caldas da Rainha", acabou por despistar o carro que conduzia "após a presença policial no local, quando os participantes começaram a dispersar", entrando a alta velocidade nas instalações de uma unidade fabril, no final da Rua Inácio Perdigão, na madrugada do passado domingo.

Um homem de 56 anos que, segundo a PSP, “encontrava-se numa concentração tuning na zona industrial das Caldas da Rainha”, acabou por despistar o carro que conduzia “após a presença policial no local, quando os participantes começaram a dispersar”, entrando a alta velocidade nas instalações de uma unidade fabril, no final da Rua Inácio Perdigão, na madrugada do passado domingo.

O carro ficou capotado nas traseiras da fábrica de velas Promol e o condutor, que não sofreu ferimentos, foi detido pela PSP e sujeito a teste de álcool, acusando 1,23g/l de álcool no sangue, um valor acima do permitido na lei.

Testemunhas contrariam a versão da PSP e alegam que “as pessoas dispersaram mas no momento em que o homem se despistou não estava lá polícia nenhuma nem estava a haver nenhuma concentração”, indicando que o condutor “vinha do lado do Café Borga, fez a reta da Transwhite a fundo e acabou por se despistar”.

O condutor, que posteriormente ficou em liberdade, foi notificado para se apresentar no Tribunal das Caldas da Rainha, onde deverá ser marcado um julgamento sumário, já que não estará perante um juiz de instrução criminal.

A viatura, um Audi Q7, que terá sido emprestada ao condutor, não tem seguro.

De acordo com a PSP, têm existido várias concentrações do género, em que se exibem carros com caraterísticas estéticas e mecânicas modificadas, e se fazem corridas ilegais, aproveitando as extensas retas na zona industrial. Contudo, têm também ocorrido noutros pontos do distrito, nomeadamente na Marinha Grande, Leiria e até na A8.

A ilegalidade verifica-se nas corridas, em que se ocupam faixas contrárias ao sentido de trânsito e se atingem velocidades superiores ao permitido, podendo colocar em risco pessoas e bens.

A transformação dos carros também pode ser ilegal, caso as viaturas estejam em circulação e não sejam transportadas em reboques.

Há, no entanto, eventos autorizados em áreas ou recintos limitados para o efeito, como por exemplo o que está anunciado acontecer no dia 19 de maio, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, na Rua Inácio Perdigão, na zona industrial das Caldas da Rainha.

Existirá exposição de carros tuning, clássicos, super carros e show de motas, e a estrada estará devidamente cortada para burnouts e rateres.

Está previsto um espetáculo de kartcross com o campeão nacional de 2023 e um freestyle de motas.

O evento, designado Caldas Car Show, está autorizado pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, com o conhecimento da PSP, e ao público serão cobrados cinco euros.

A organização está empenhada em mostrar que o tuning não é crime, mas sim arte, como se defende num fórum online.

O tuningonline, site de referência do tuning em Portugal, em atividade desde 2000, sublinha que “o tuning é uma modalidade que cresce em todo o mundo. É bastante popular nos Estados Unidos, Japão e em toda a Europa. Nestes países existe legislação que permite homologar as alterações para estrada e os equipamentos e peças aplicados possuem certificação. Contudo, em Portugal existe um vazio legal. Luta-se há anos para que o governo conclua a legislação a aplicar sobre as alterações nos automóveis. Até lá o tuning continua a ser uma atividade ‘marginal’ aos olhos da lei”.

Últimas Notícias

Kontrastes – Cabeleireiro e Estética celebra uma década de sucesso

Foi em ambiente de festa que familiares, amigos e clientes se juntaram no passado dia 3 para assinalar o 10º aniversário do espaço Kontrastes – Cabeleireiro e Estética.
Localizado no coração da cidade, na Rua da Liberdade, n.º 34 (rua que desce para o Hospital Termal), o salão tornou-se uma referência nas Caldas da Rainha.

Recrutamento de médicos com incentivos financeiros

A Unidade Local de Saúde do Oeste anunciou o recrutamento de médicos, com atribuição de incentivos financeiros, nas especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina Física e de Reabilitação, Medicina Interna, Pediatria, Medicina Geral e Familiar.