Detido por aterrorizar a mulher durante 33 anos

Um homem de 53 anos foi detido por violência doméstica e por posse de armas proibidas, no concelho de Alcobaça, no passado dia 9, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas da GNR.

Um homem de 53 anos foi detido por violência doméstica e por posse de armas proibidas, no concelho de Alcobaça, no passado dia 9, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas da GNR.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial da Leiria, onde lhe foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas no posto policial na sua área de residência, enquanto decorre o desenvolvimento do processo judicial.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, apurou-se que o suspeito fez, de forma reiterada, ameaças físicas, sexuais e psicológicas, bem como ameaças de morte contra a sua esposa, uma mulher de 53 anos, estendendo-se a violência à filha de ambos, maior de idade.

Segundo a GNR, “o agressor recorreu a agressões físicas e às ameaças para manter a relação durante 33 anos de casamento, sujeitando a vítima a todas as suas vontades, sem capacidade de liberdade ou autodeterminação, impondo-lhe assim um clima de terror”.

O suspeito, com problemas relacionados com o álcool, ameaçava ainda que, se fosse contrariado, iria fazer explodir a casa onde habitavam e a residência de outros familiares, contigua à sua, mantendo também estes familiares próximos constantemente com medo.

A vítima, temendo pela sua vida, fugiu de casa, refugiando-se na moradia de familiares, contudo, o marido não aceitou a separação e conseguiu encontrá-la, tendo mesmo tentado forçar a entrada nessa habitação, o que levou os militares da GNR a comparecerem no local.

No decorrer das diligências de investigação foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária e a um mandado de detenção, culminando com o homem detido e a apreensão de uma pistola, um revólver, uma pistola de airsoft, uma caçadeira, duas espingardas de CO2, duas armas de caça submarina, nove detonadores pirotécnicos, uma granada de morteiro, dois petardos pirotécnicos, 48 munições,12 cartuchos, duas botijas de CO2, uma caixa de chumbos, um arco,16 flechas de ponta metálica, cinco punhais e um sabre.

Foram ainda apreendidas várias espécies autótones e cinegéticas que se encontravam em cativeiro, bem como aves embalsamadas, originando a elaboração de cinco autos de contraordenação por infrações relativas à detenção de exemplares de espécies cinegéticas e autóctones sem documentação, cujos montantes máximos das coimas podem ascender aos 3740 euros.

As aves foram entregues no Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Montejunto e as embalsamadas foram enviadas para análise aos serviços do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas no Parque Natural de Serra de Aire e Candeeiros.

Esta ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção de Leiria, do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha e do Núcleo de Apoio Técnico da GNR.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.