Dia Mundial da Língua Portuguesa nos museus caldenses

O Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, vão celebrar com um Festival Criativo, de 4 a 6 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Com mais de 265 milhões de falantes espalhados pelos cinco continentes, a língua portuguesa é repleta de diversidade e, desde 2009, a data de […]

O Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, vão celebrar com um Festival Criativo, de 4 a 6 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Com mais de 265 milhões de falantes espalhados pelos cinco continentes, a língua portuguesa é repleta de diversidade e, desde 2009, a data de 5 de maio foi estabelecida pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização intergovernamental parceira da UNESCO, para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas.

As comemorações iniciam-se a 4 de maio, às 21h, com a exibição ao ar livre do vídeo arte “Jogos Dirigidos”, de Jonathas de Andrade. O artista, nascido no nordeste do Brasil, esteve recentemente a expor no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa. Jonathas de Andrade já foi artista convidado em exposições como a 32ª Bienal de São Paulo, 12ª Bienal de Lyon, França, Better Homes, SculptureCenter, Long Island City, EUA. Também realizou exposições individuais em Toronto, Nova Iorque, Recife, Kiev, Chicago, São Paulo e muitas outras cidades. As pesquisas artísticas de Jonathas de Andrade envolvem, por um lado, a fotografia e o vídeo. Por outro lado, tratam de culturas populares, relações homoafetivas e, mesmo, o próprio campo da arte.

Inédito em Portugal, o filme que será exibido no Museu da Cerâmica provoca reflexões sobre a língua portuguesa e a comunicação, através de experiências pessoais vivenciadas por moradores da comunidade de Várzea Queimada, cidade no interior do nordeste brasileiro. A localidade possui a maior proporção de pessoas não falantes do Brasil e o vídeo mostra como o gesto, a expressão facial e, principalmente, a necessidade de se expressarem, constituem-se como elementos para a linguagem própria encontrada por esta população para comunicar-se.

No dia 4, pelas 16h, o Festival Criativo traz uma feira do livro, com diversas publicações do Museu José Malhoa e do Museu da Cerâmica, além de criativos das Caldas da Rainha. O Festival Criativo contará também com ilustrações, prints, zines, cadernos, entre outros itens, como cerâmicas, cosmética artesanal e música. Para estas atividades, o Museu da Cerâmica receberá artistas como Editiòns N’Importe Quoi, Joana Mundana, Fabio Beckert e muitos outros. O Festival Criativo seguirá até dia 6.

No dia 5, crianças e adolescentes de 6 aos 15 anos poderão participar no “Jardim da Língua Portuguesa”. Dinamizada por jovens estagiárias do Museu da Cerâmica, a ação consiste num jogo de percurso pelo jardim e pelo Museu. Serão realizadas sessões às 10h30 e às 15h, e será necessário realizar inscrições prévias através do e-mail mceramica@drcc.gov.pt.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.