“Seu nome era Gisberta” é o nome do documentário imersivo, criado pelo ex-aluno da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), Sérgio Galvão Roxo, que foi selecionado para a programação do festival South by Southwest 2024, de 8 a 16 de março, em Austin, nos Estados Unidos da América.
O realizador e a sua equipa encontram-se neste momento à procura de fundos para financiar a sua viagem a América. O festival realiza-se desde 1987 e atraiu mais de 345 mil pessoas em 2023.
O realizador, residente nas Caldas da Rainha, tem-se dedicado à criação e investigação sobre a utilização da Realidade Virtual como ferramenta de educação e intervenção social.
O documentário tem como objetivo abordar, dentro desta tecnologia inovadora e imersiva, um dos casos mais mediáticos de transfobia ocorridos em Portugal, o assassinato de Gisberta Salce.
Agindo como uma ferramenta para a educação, intervenção social e ativismo contra a transfobia, procura humanizar Gisberta Salce, contando parte da sua história, tendo sido realizado com base em entrevistas, num extenso levantamento teórico e análise jornalística ao longo de dois anos.
O objetivo deste projeto passa também por fomentar a educação e proteção de pessoas transexuais, principalmente em Portugal e no Brasil. É por isso narrado em português do Brasil e legendado em inglês.
O projeto foi desenvolvido em colaboração com Pedro Velho (ilustrador) e com Alexia Vitória, atriz de voz trans brasileira.
O documentário foi também selecionado para a programação de 2024 do Festival de Animação Kaboom, nos Países Baixos (5 a 14 de Abril) e apresentado previamente no Festival Internacional de Documentário de Ji.hlava, na Chéquia e no Festival Internacional de Documentário e Animação Dok Leipzig, na Alemanha.