emissão em direto

EHTO recebeu a “Final Nacional Eco-Cozinheiros”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foi palco pela primeira vez, na passada quinta-feira, da “Final Nacional Eco-Cozinheiros”, na categoria Ensino Profissional, reunindo equipas de quatro alunos de nove escolas de diversos pontos do país com cursos da área de restauração, que tiveram de confecionar ao vivo “eco-ementas”.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foi palco pela primeira vez, na passada quinta-feira, da “Final Nacional Eco-Cozinheiros”, na categoria Ensino Profissional, reunindo equipas de quatro alunos de nove escolas de diversos pontos do país com cursos da área de restauração, que tiveram de confecionar ao vivo “eco-ementas”.

Esta atividade, que se inseriu no âmbito do projeto Alimentação Saudável e Sustentável, promovido pelo Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), tem como objetivo “um conjunto de desafios que pretende motivar os jovens, professores e famílias para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável, por forma a que estes se tornem recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia”, explicou o diretor da escola anfitriã, Daniel Pinto, que pelo oitavo ano consecutivo é parceira neste projeto.
Na iniciativa participaram cerca de 40 alunos de nove escolas finalistas do projeto, no qual as equipas compostas por quatro alunos vindos de diversos pontos do país tiveram de cozinhar, ao vivo, e de apresentar as suas “eco-ementas” ao júri, que avaliou a sustentabilidade, a criatividade e a qualidade nutricional das mesmas. Todas as ementas que foram apresentadas consistiram numa refeição completa, composta por sopa, prato principal, sobremesa e bebida. Os ingredientes utilizados deveriam estar em consonância com as estações primavera/verão.
A par disso, as “eco-ementas” tinham como obrigatoriedade a apresentação de propostas com base na dieta mediterrânica peixe e ainda serem exequíveis, numa cantina e restaurantes pedagógicos das escolas. Das nove equipas que participaram no concurso, apenas cinco foram distinguidas na final, tendo a Escola Secundária Dra. Laura Ayres, sido a grande vencedora desta edição.
Além dos prémios, também foram atribuídas duas menções honrosas à Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e à Escola Profissional Infante D. Henrique.
Para entidade responsável pela atividade, “os alunos estiveram todos de parabéns pelo resultado extraordinário alcançado, demonstrando desta forma o seu talento, dedicação e sensibilidade para a realização de uma alimentação cada vez mais saudável”.
Para Daniel Pinto foi “um momento de energia positiva para toda a comunidade educativa, alunos, professores e técnicos, transmitindo uma ideia de ecologia, respeito pela natureza, alimentação saudável e sustentável”.

Últimas Notícias

InLove rumo a uma década a vestir e inspirar mulheres

Nas Caldas da Rainha, um espaço dedicado à elegância e à criatividade tem conquistado cada vez mais admiradoras. A loja InLove, da caldense Filipa Oliveira, Rua Capitão Filipe de Sousa, é um espaço para quem procura peças de vestuário diferentes e sofisticadas.

Laboratório científico de chocolate no Festival de Óbidos

Este ano, a edição tem como tema a Ciência e o projeto desenvolvido pelos mestres chocolateiros que fazem esculturas para o festival foi um laboratório “100% em chocolate, inspirado nas décadas de 70 e 80, trazendo o máximo de realismo e detalhes”, revelaram Abner Ivan e Natália Marinho. A estrutura tem aproximadamente duas toneladas de […]

Patrícia Costa brilha no CCC em recital de piano

Na noite de 28 de março, o pequeno auditório do Centro Cultural e Congressos (CCC) de Caldas da Rainha encheu para receber o recital de piano de Patrícia Costa. A pianista e compositora caldense regressou à sua cidade natal para interpretar obras de compositores portugueses do século XVIII ao XXI e também tocar peças suas.

PS e Vamos Mudar em conversações para acordo eleitoral nas Caldas

O Partido Socialista das Caldas da Rainha está em conversações com o movimento Vamos Mudar para um possível acordo nas próximas eleições autárquicas. O presidente da Câmara e líder do movimento independente, Vítor Marques, confirmou que foi abordado recentemente pelo PS com essa intenção e que as negociações estão em curso.

Ministro da Educação promete mudanças na gestão escolar e reforço na integração de alunos estrangeiros

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, afirmou nas Caldas da Rainha que a criação do Estatuto do Diretor “é uma prioridade” e garantiu mudanças na escolha das direções das escolas. “Vamos mexer nessa dimensão da administração escolar. Vamos repensar a forma como o diretor é eleito e vamos rever também aquilo que são as competências do diretor. Temos uma confusão entre as competências das autarquias, decorrentes do processo de descentralização, e as competências do diretor”, declarou o ministro.