emissão em direto

EHTO recebeu a “Final Nacional Eco-Cozinheiros”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foi palco pela primeira vez, na passada quinta-feira, da “Final Nacional Eco-Cozinheiros”, na categoria Ensino Profissional, reunindo equipas de quatro alunos de nove escolas de diversos pontos do país com cursos da área de restauração, que tiveram de confecionar ao vivo “eco-ementas”.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foi palco pela primeira vez, na passada quinta-feira, da “Final Nacional Eco-Cozinheiros”, na categoria Ensino Profissional, reunindo equipas de quatro alunos de nove escolas de diversos pontos do país com cursos da área de restauração, que tiveram de confecionar ao vivo “eco-ementas”.

Esta atividade, que se inseriu no âmbito do projeto Alimentação Saudável e Sustentável, promovido pelo Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), tem como objetivo “um conjunto de desafios que pretende motivar os jovens, professores e famílias para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável, por forma a que estes se tornem recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia”, explicou o diretor da escola anfitriã, Daniel Pinto, que pelo oitavo ano consecutivo é parceira neste projeto.
Na iniciativa participaram cerca de 40 alunos de nove escolas finalistas do projeto, no qual as equipas compostas por quatro alunos vindos de diversos pontos do país tiveram de cozinhar, ao vivo, e de apresentar as suas “eco-ementas” ao júri, que avaliou a sustentabilidade, a criatividade e a qualidade nutricional das mesmas. Todas as ementas que foram apresentadas consistiram numa refeição completa, composta por sopa, prato principal, sobremesa e bebida. Os ingredientes utilizados deveriam estar em consonância com as estações primavera/verão.
A par disso, as “eco-ementas” tinham como obrigatoriedade a apresentação de propostas com base na dieta mediterrânica peixe e ainda serem exequíveis, numa cantina e restaurantes pedagógicos das escolas. Das nove equipas que participaram no concurso, apenas cinco foram distinguidas na final, tendo a Escola Secundária Dra. Laura Ayres, sido a grande vencedora desta edição.
Além dos prémios, também foram atribuídas duas menções honrosas à Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e à Escola Profissional Infante D. Henrique.
Para entidade responsável pela atividade, “os alunos estiveram todos de parabéns pelo resultado extraordinário alcançado, demonstrando desta forma o seu talento, dedicação e sensibilidade para a realização de uma alimentação cada vez mais saudável”.
Para Daniel Pinto foi “um momento de energia positiva para toda a comunidade educativa, alunos, professores e técnicos, transmitindo uma ideia de ecologia, respeito pela natureza, alimentação saudável e sustentável”.

Últimas Notícias

Café Central no Campo registou M1lhão premiado

Um apostador que registou o M1lhão, jogo associado ao Euromilhões, no Café Central, na aldeia do Campo, nas Caldas da Rainha, é detentor do último código sorteado. Retirando os impostos, vai arrecadar 801 mil euros.

Câmara das Caldas quer levar mais de duas mil pessoas a Lisboa para reivindicar novo hospital

Inconformada com a decisão do ministro da saúde de localizar o futuro hospital do Oeste no Bombarral, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que reclama a instalação em terrenos de Óbidos e Caldas da Rainha, anunciou na passada segunda-feira, em conferência de imprensa, que vai realizar no dia 21 de outubro uma ação de protesto junto à residência oficial do Primeiro-Ministro e à Assembleia da República, pretendendo mobilizar mais de duas mil pessoas.

Sporting sub19 em Alvorninha 

No passado fim de semana os atuais campeões nacionais de futsal no escalão sub19, Sporting Clube de Portugal, estiveram presentes em estágio no pavilhão de Alvorninha, com a realização de jogos de treino com os seniores e sub23 da Associação Desportiva de Alvorninha (ADA).

Resgatada mulher na praia do Baleal

Uma mulher de 63 anos foi ao início da tarde da passada terça-feira resgatada da água por ter sido arrastada para uma zona de rochas da praia do Baleal, em Peniche.

Seleções nacionais de touch rugby preparam mundial nas Caldas

Num momento de grande exposição mediática do rugby, com a realização em França do Campeonato do Mundo Rugby XV, com a presença dos “lobos”, a seleção nacional portuguesa, decorreu este último domingo, no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, o primeiro estágio de preparação das “raposas”, as seleções nacionais de Touch Rugby.