Com cinco votos a favor (independentes, PS e CDU) e duas abstenções (PSD), foi decidido pedir um empréstimo de 2,1 milhões de euros a 20 anos para adquirir um imóvel na estrada Marginal Norte e aí instalar o futuro Museu do Mar de Peniche, segundo a proposta a que a agência Lusa teve acesso.
O espaço, onde funcionou uma unidade de transformação e comercialização de pescado entretanto entregue ao banco, foi considerado adequado, dada a “vista de mar privilegiada”.
O museu é uma das prioridades do orçamento municipal para 2025, estando inscrita uma verba de três milhões de euros. O projeto visa criar um espaço “interativo e educativo”, projetado para cativar visitantes de todas as idades, com um foco especial nos jovens através de experiências que os levem a conhecer a relação de Peniche com o mar no passado, presente e futuro, refere a proposta.
O anterior museu municipal funcionava na Fortaleza de Peniche e encerrou aquando do fecho do monumento para obras em 2017 para abertura em 2024 do Museu Nacional da Resistência e Liberdade. Desde 2017 que o espólio patente no antigo museu se encontra armazenado em instalações municipais.
O outro empréstimo, de 1,5 milhões de euros a 20 anos, será para a segunda fase da requalificação das muralhas da cidade, assegurando a verba nacional da empreitada que deverá vir a ter financiamento comunitário.