emissão em direto

Enfermeiras ensinam professores e funcionários a agir em situações de crise

O Agrupamento de Escolas D. João II realizou na passada sexta-feira uma ação de sensibilização sobre a saúde em contexto escolar e o papel dos professores e funcionários. A ação teve como oradoras as enfermeiras Graça Rito e Maria José Guedes, do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte.

Maria de Lurdes Henriques, vice-presidente do conselho administrativo, manifestou que os problemas de saúde tornam importante a mobilização da comunidade escolar, com envolvência dos professores e auxiliares de ação educativa que “têm um papel crucial nas emergências escolares”.

O pavilhão da escola encheu com docentes e pessoal não docente para “ficarem esclarecidos sobre os procedimentos necessários a efetuar sempre que as caraterísticas dos alunos o exijam”. 

“Ter professores e outros funcionários da escola capacitados com informações importantes sobre problemas de saúde ou acidentes que possam surgir contribui significativamente para aumentar a segurança das escolas”, disse Maria de Lurdes Henriques.

As enfermeiras apresentaram o Manual de Articulação Saúde para os alunos e também para os estudantes com necessidades de saúde especiais.

As profissionais de saúde alertaram o pessoal doente e não docente para os sintomas de diabetes, hipoglicemia, entre outras patologias.

Deram também algumas dicas de primeiros socorros. “Nesses cenários, é importante ter professores ou funcionários treinados por perto que possam utilizar suas habilidades e tomar medidas rápidas para tratar o aluno”, referiu a vice-presidente do Agrupamento de Escolas D. João II. 

saude 2
O pavilhão da escola encheu com docentes e funcionários

Últimas Notícias

Bombeiros não querem ser associados a elemento participante em “reality show”

Os Bombeiros Voluntários do Bombarral emitiram um comunicado, assinado pelo comandante, Pedro Lourenço, e pelo presidente da associação humanitária, Vítor Garcia, em que repudiam ser associados a atitudes por parte de um dos seus elementos, Tiago Rodrigues, que esteve a participar no programa “Era uma vez na Quinta”, transmitido na SIC.