Enterro do Entrudo terminou em frente à obra da nova sede da associação do Monte Olivett

Na noite da quarta-feira de cinzas, os foliões reuniram-se para o Enterro do Entrudo, uma prática tradicional que continua a encerrar o programa do carnaval das Caldas da Rainha. A iniciativa, organizada pela associação do Monte Olivett, foi este ano a “mais participada”, com centenas de pessoas que seguiram o cortejo fúnebre pelas ruas da cidade.

O percurso terminou junto à obra da futura sede da Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Santo Onofre – Monte Olivett, local onde o boneco foi cremado. O objetivo foi mostrar como está a “decorrer a construção do novo edifício. que vai iniciar mais um passo na obra”, disse João Pina, presidente da assembleia da coletividade.

Fez-se então o funeral ao falecido “Entrudo”, com as populações reunidas em cortejo fúnebre, em redor do finado, mas também das suas viúvas inconsoláveis.

Foi com gritos de dor de viúvas enlutadas e muitas risadas à mistura que decorreu o cortejo fúnebre.

Ao longo do percurso a comitiva foi liderada pelo “padre” e pelos “coveiros” que acompanhavam a carreta que transportou o morto, que foi sendo acarinhado pelas viúvas de várias idades e de ambos os géneros, vestidas de preto.

O som dos bombos atraiu várias pessoas às janelas ao longo do percurso.

No final retirou-se a cabeça do boneco (são guardados de ano para ano) e o resto em vez de enterrado foi cremado, com a multidão à volta a aproveitar para uma última despedida do carnaval durante um ano.

Mas antes da cremação o padre fez a leitura de alguns versos escritos pelo ator e diretor técnico do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, que arrancaram sorrisos a quem assistiu ao funeral: “Vais a enterrar é verdade, mas com muita animação para ti toda a piedade, benzida com este garrafão. Este cortejo grandioso é feito nesta charrete, para o fininho charmoso, viajar desde o Monte Olivett. Serás bem queimado, sem apelo nem agravo, vais ser cremado e todos gritarão: Bravo! Choremos alto o nosso irmão, não o deixamos abandonado, é hora de fechar o caixão deste folião animado. Este enterro, quase terminado, percorreu as ruas das Caldas, assim passámos um bom bocado, está na hora de ir mudar as fraldas. Ao falecido desejamos, uma passagem bem quentinha, porque nós também vamos aquecer a gargantinha. Viva o Morto! Viva o Entrudo Chocalheiro!”.

João Pina destacou a grande afluência, revelando que foi o Enterro do Entrudo com mais foliões, apesar de ser o dia dos namorados.  

Aos foliões disse que a nova sede contemplará um pavilhão para a realização de vários eventos e no primeiro andar pretende-se instalar um centro de convívio, onde haverá ainda uma grande varanda. O objetivo é ter também um local onde as pessoas possam jogar às cartas, conviver e passar um bom bocado. “Vai ser tudo implementado aqui e fica mais perto da cidade, o que irá certamente atrair mais pessoas aos nossos eventos”, salientou o responsável. 

Presente esteve o presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, que recebeu da mão dos reis a chave do carnaval com que encerrou a folia. O autarca deu os parabéns à coletividade, salientando “o espírito associativo forte que existe nas Caldas”.

entrudo 3
O boneco foi cremado
entrudo 2
A viúva inconsolável

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.