A criação de um Curso de Especialização Tecnológica (CET) na área da sustentabilidade foi uma das ideias que nasceu durante o 12º Encontro Ambiental das Escolas do Turismo de Portugal, que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, nos dias 20 e 21 de março.
O diretor da EHTO, Daniel Pinto, lançou essa ideia na cerimónia de encerramento do encontro. “Já temos essa formação ao nível empresarial, através do programa Empresas Turismo 360º, e queremos também disponibilizá-la a futuros alunos”, explicou Daniel Pinto.
O programa Empresas Turismo 360º aposta no desenvolvimento de ações que incluem a capacitação das empresas do turismo para a incorporação dos indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) nos seus processos de gestão.
“A ideia de criar um curso nesta área aconteceu durante um almoço neste encontro e por isso vamos lançar esse desafio ao Turismo de Portugal, porque é algo que não existe”, contou o diretor.
A EHTO foi anfitriã e organizadora do encontro deste ano, tendo promovido diversas atividades no exterior, que privilegiariam o contacto com a natureza e o meio onde a escola se insere. No entanto, devido ao mau tempo causado pela depressão Martinho, algumas atividades programadas tiveram de ser alteradas.
No total participaram cerca de 80 pessoas, entre alunos e professores, os quais ficaram alojados uma noite nas Caldas da Rainha.
Depois da cerimónia de abertura, os alunos participaram nos workshops de padaria e de produção de detergente para a louça, feito a partir de óleo alimentar usado.
Os professores realizaram uma visita às instalações da Frutóbidos, localizada na Amoreira (Óbidos), onde ficaram a conhecer a ginja Vila da Rainhas.
No final do primeiro dia foram apresentados os trabalhos que são realizados pelas 12 escolas do Turismo de Portugal no âmbito da sustentabilidade. As alunas Lívia Reis e Vanessa Batista brindaram os visitantes com interpretações musicais e de poesia.
Na manhã do segundo dia visitaram o Centro de Interpretação do Geoparque do Oeste.
Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, a 21 de março, foram plantadas 13 oliveiras, uma por cada escola e uma pela sede do Turismo de Portugal, num terreno junto à EHTO.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre ofereceu à escola do Oeste um sobreiro vindo diretamente do Alentejo.
Todas as escolas escreveram também mensagens para o futuro, as quais foram guardadas numa “cápsula do tempo” que foi depositada num canteiro junto à horta da EHTO. Está previsto que esta seja aberta pelas próximas gerações de alunos.
No final foram entregues várias lembranças aos participantes e foi feita a passagem do testemunho para a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, onde se realizará o Encontro Ambiental do próximo ano