O hastear da bandeira, que contou com a participação da Banda da Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense, arrancou as celebrações nas Gaeiras.
Seguiu-se a romagem ao cemitério em memória dos autarcas da freguesia falecidos, num momento marcado pela homenagem a José António Pereira Júnior, antigo presidente da Câmara Municipal de Óbidos.
Foi também rendida homenagem a todos os que lutaram e continuam a lutar pela liberdade e pelos valores da democracia, com a inauguração do monumento de homenagem na Rua 25 de Abril.
Em A-dos-Negros, depois da caminhada com o “amigo especial” na véspera, as celebrações da revolução dos cravos iniciaram-se com o hastear da bandeira, a que se seguiu a ginja de honra na sede da Junta e a visita à exposição com apontamentos fotográficos e documentais relativos aos 50 anos das primeiras eleições livres e democráticas.
Nas instalações do Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros decorreu uma tarde de variedades (poesia, música e rancho folclórico), seguida do tradicional lanche-convívio para toda a população.