emissão em direto

Exposição “Sardinha, o sem fim da pesca do cerco”

A exposição "Sardinha, o sem fim da pesca do cerco", inaugurada no dia 5 de abril na Central – CCI, está patente até 8 de junho, de segunda a sexta-feira das 10h00 às 18h00 e sábado das 13h00 às 18h30, sendo a entrada livre.

É o resultado de um projeto de fotografia documental realizado por Helder Luís entre 2018 e 2022.

Ao longo desses quatro anos Helder Luís percorreu a costa portuguesa a bordo de embarcações da pesca do cerco de Póvoa do Varzim, Caxinas e Vila do Conde, registando a faina da sardinha e a vivências dos pescadores, uma aventura que o conduziu, naturalmente, a Peniche, um porto piscatório com forte tradição na arte piscatória do cerco. Aqui encontrou um ritmo próprio, distinto dos restantes que havia documentado.

Desde 2018 que se dedica à exploração do tema do mar e da pesca, desde a captação de som e de imagem, fotografia ou filme, e têm sido vários os projetos documentais e artísticos do autor dentro do tema da cultura marítima, da memória e da relação com o mar.

Deste longo projeto resultou igualmente o livro “Sardinha”, publicado em 2023, que documenta extensivamente a pesca do cerco em Portugal.

Últimas Notícias

Pimpões Triatlo no Campeonato Nacional de Duatlo

Pimpões Triatlo, equipa das Caldas da Rainha, ficou em 24º lugar no Campeonato Nacional Jovem e Campeonato Nacional Individual de Duatlo em Grândola, prova que contou com 1075 atletas inscritos em representação de 38 cubes.

Idoso encontrado morto perto de trator que conduzia

Um homem de 67 anos que estava desaparecido desde a tarde de sexta-feira foi encontrado morto na tarde deste sábado próximo do trator que conduzia, num caminho vicinal perto da Estrada de Pedreis, em São Gregório, nas Caldas da Rainha.

João Almeida venceu Volta ao País Basco e afirma-se como o caldense mais famoso da atualidade

Com vitórias na quarta e na sexta etapas e o segundo lugar na primeira, o ciclista caldense João Almeida venceu a Volta ao País Basco, em Espanha, batendo o espanhol Enric Mas, da Movistar Team, que ficou a 1 minuto e 52 segundos, e o alemão Maximilian Schachmann, da Soudal Quick-Step, que foi terceiro, a 1 minuto e 59 segundos. Para além da camisola amarela, o corredor natural de A-dos-Francos, de 26 anos, também ganhou a camisola verde (classificação por pontos).