Na tarde de 13 de abril, às 14h15, terá lugar a festa anual da Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.
Esta é a ação cultural número 541, das quais 343 foram o programa semanal Cinema Paraíso, durante 9 anos na TSF, e 197 foram realizadas em bibliotecas, centros culturais e escolas em várias localidades do país e, também na Universidade de Aveiro, com uma assistência total, em 20 anos, superior a 9.400 pessoas e mais de 830 participantes em palco. Esta é, também, a ação cultural número 56 que a Comunidade realiza na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.
O programa, além da “Comemoração do Dia Mundial da Poesia”, incluirá a continuação da “Comemoração dos 20 Anos da Comunidade” e uma efeméride dos 50 anos da democracia, com o tema “A Revolução dos Cravos e a Cultura”, com dança, música, poesia ao vivo e mais de 20 clássicos de poetas e músicos, em audiovisual, portugueses e brasileiros, com Luis de Camões, Sophia de Mello Breyner, José Afonso, Sérgio Godinho, António Gedeão, Carlos Oliveira, Chico Buarque, Edu Lobo, Gilberto Gil, José Mário Branco e Vinícius de Morais, por Chico Buarque, Elis Regina, Duarte Mendes, Fausto, Francisco Fanhais, Gilberto Gil, José Afonso, José Mário Branco, Manuel Freire (homenageado pela Comunidade em 2023), Toquinho Vitorino e o Grupo Caldense Sons do Bairro.
Quase todos os registos em audiovisual foram gravados há mais de 20 anos, com destaque especial para o último concerto de José Afonso, no Coliseu de Lisboa em1983 e, na mesma sala, o concerto de Sérgio Godinho, de 2004.
Como convidados especiais atuarão o Grupo de Dança das Caldas da Rainha Super Flash, dirigido pela coreógrafa Sónia Luís, e a Orquestra Juvenil de A-dos-Francos, dirigida pelo maestro Diogo Esteves, que têm estado sempre presentes, respetivamente, nos últimos onze e oito anos, em todas as ações culturais da Comunidade na Biblioteca das Caldas da Rainha. Cerca de metade dos jovens músicos da Orquestra Juvenil já faz parte da Banda Filarmónica de A-dos-Francos, também dirigida por Diogo Esteves.
No final haverá um bolo comemorativo dos 20 anos da Comunidade e dos 50 anos da Revolução dos Cravos. A entrada é livre.