Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.
A iniciativa fez parte de um projeto interdisciplinar foi dinamizada pelas professoras que lecionam as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Inglês (Carla Santos), Educação Musical (Sara Camacho) e Ana Soares (Educação Física), com a turma H do 5.º ano.
Depois de toda a preparação inicial, incluindo a adaptação de uma música da banda Queen, o segundo período deste ano letivo foi dedicado aos ensaios.
No dia do evento participaram alunos e encarregados de educação, professores e funcionários da escola, numa enorme coreografia ao som de “Don’t Stop Me Now”. A letra em inglês deu lugar a versos em português onde se homenageou a escola e se recordaram as memórias que já marcaram tantos caldenses.
O objetivo passava também por envolver toda a comunidade escolar, aproveitando o dia em que a escola abre as suas portas para futuros alunos e os seus encarregados de educação.
O Dia Aberto da escola realiza-se há vários anos e tem como objetivo mostrar as várias valências existentes.
Na receção aos visitantes houve dança e música, em momentos dinamizados por alunos e professores. Houve também uma quermesse de angariação de fundos.
Ao longo da tarde e nas várias salas do estabelecimento escolar, houve oportunidade de participar em experiências, degustar alguns doces, fazer desporto, experimentar a realidade virtual e realizar atividades de campo na horta pedagógica.
A “Horta do Onofre” é apoiada pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo das Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, através de uma parceria criada no âmbito do reconhecimento deste estabelecimento como uma eco-escola.
A Caixa reconhece desta forma a criação de espaços regenerativos, de aprender e produzir a partir de princípios agro-florestais e de desenvolver um “Laboratório Vivo” de soluções urbanas.
A Horta Regenerativa do Onofre e o grupo de “Amig@s da Horta do Onofre” priorizam as plantas autóctones da flora portuguesa, as plantas alimentícias negligenciadas e também aromáticas, condimentares e medicinais.
O grupo “Amig@s da Horta do Onofre” é formado por professores, alunos, encarregados de educação, vizinhos da comunidade e familiares de alunos.