emissão em direto

Geoparque Oeste integra rede mundial da UNESCO

Desde 27 de março que o território do Geoparque Oeste, que integra os municípios de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, passa a ser reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO. Esta chancela é concedida pela Rede Global de Geoparques e validada pelo Conselho Executivo da UNESCO.

Desde 27 de março que o território do Geoparque Oeste, que integra os municípios de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, passa a ser reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO. Esta chancela é concedida pela Rede Global de Geoparques e validada pelo Conselho Executivo da UNESCO.

Passa a ser o 6º Geoparque Mundial da UNESCO em Portugal e um dos mais de 200 territórios com esta chancela em todo o mundo.

Para João Serra, na presidência da direção da AGEO – Associação Geoparque Oeste, “este é um momento histórico para a região Oeste, mas sobretudo para estes seis municípios que veem agora todo o seu território e produtos reconhecidos pela UNESCO”. “Será certamente a primeira pedra de um legado para as futuras gerações, pois passarão a olhar para o seu património natural e local como algo de excecional e único”, acrescentou.

O coordenador executivo do Geoparque Oeste, Miguel Reis Silva, afirma que “este reconhecimento é fruto do trabalho, da vontade, da visão e ambição dos municípios que integram o Geoparque Oeste, pois sempre acreditaram que esta é a estratégia de desenvolvimento regional que devem preconizar, alicerçada na geologia, na biodiversidade, no respeito e promoção das tradições”.

Com a chancela de Geoparque Mundial da UNESCO, o território destes seis municípios passa a ter três chancelas UNESCO, sendo as outras duas as Berlengas – Reserva da Biosfera da UNESCO e Caldas da Rainha – Cidade Criativa UNESCO do Artesanato e Artes Populares.

Últimas Notícias

Final das colheitas celebrado pela 25.ª vez no Cadaval

O Cadaval recebe a 25.ª edição da Festa das Adiafas, na qual se insere o XXI Festival Nacional do Vinho Leve. De 19 a 27 de outubro, o Pavilhão João Francisco Ribeiro Corrêa volta a receber o evento que celebra o final das colheitas e no qual não faltará animação musical, atividades equestres, gastronomia, espaços de conversa sobre o setor produtivo e artesanato.

Câmara de Óbidos cede terreno para construção da “casa da arbitragem”

O Município de Óbidos e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) revelaram, no passado sábado, o terreno onde vai ser construída a Academia APAF, infraestrutura que vai nascer no Estádio Municipal, junto ao relvado sintético. A obra, estimada em 1,4 milhões de euros, será apoiada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sendo que a cedência do terreno por parte da Câmara deverá ser formalizada nas próximas semanas, podendo a obra iniciar-se ainda este ano.

Semana de Combate à Pobreza e Exclusão Social

O Município de Caldas da Rainha associa-se à Semana de Combate à Pobreza e Exclusão Social, iniciativa promovida pela Rede Europeia Anti-Pobreza- EAPN Portugal, que se assinala de 14 a 25 de outubro, promovendo várias iniciativas no âmbito da sensibilização sobre as temáticas da pobreza e da exclusão social.