emissão em direto

Hospital de Peniche ganha internamento de psiquiatria e saúde mental

A Unidade de Internamento de Psiquiatria e Saúde Mental, localizada no Hospital de Peniche, entrou em funcionamento nesta segunda-feira.

A Unidade de Internamento de Psiquiatria e Saúde Mental, localizada no Hospital de Peniche, entrou em funcionamento nesta segunda-feira.

Esta nova unidade de internamento na região do Oeste tem uma lotação de 15 camas, permitindo “melhorar a acessibilidade e proximidade aos cuidados de saúde mental, descentralizar os serviços e melhorar a integração com os cuidados de saúde primários, famílias e comunidade, evitando as transferências de utentes para internamento em Lisboa, a deslocação das famílias e a sobrelotação nos hospitais centrais”, relatou o conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO).

A criação da valência de internamento no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSO implicou a remodelação de uma ala de enfermaria do Hospital de Peniche.

A ULSO ganha uma nova valência (Internamento em Psiquiatria e Saúde Mental) e a unidade hospitalar de Peniche ganha uma centralidade no conjunto desta entidade, disponibilizando internamento psiquiátrico, o que não existe em nenhum dos outros polos hospitalares desta entidade, nas Caldas da Rainha e em Torres Vedras. 

Em simultâneo, este investimento de remodelação “permitiu recuperar um espaço inoperacional e com alguns níveis de degradação, criar condições dignas de utilização dos espaços existentes e contribuiu para a requalificação do edifício desta unidade hospitalar”.

A empreitada e o equipamento respetivo traduziram-se num investimento de 733 mil euros, suportado financeiramente pelo Programa de Recuperação e Resiliência, inserido no Plano Nacional de Saúde Mental.

A equipa é composta por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico superior de psicomotricidade, assistentes operacionais e assistente técnico.

Últimas Notícias

Concerto do Ano Novo no CCC voltou a esgotar

O concerto do Ano Novo da Banda Comércio e Indústria (BCI) no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha, no dia 5, voltou a ter lotação esgotada, como tem acontecido desde a primeira vez que foi organizado, em 2013.

Primeiro bebé a nascer em 2025 nas Caldas foi um menino

Gael Marques nasceu no dia 3 de janeiro, às 20h35, com 3,190 quilos, no hospital das Caldas da Rainha, sendo o primeiro bebé deste ano no estabelecimento de saúde, que esteve com o bloco de partos encerrado no início de 2025 e por isso só quando o serviço foi reaberto é que foram acolhidas grávidas.

Parto na ambulância

Dois bombeiros da corporação da Lourinhã, acompanhados por uma médica da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Torres Vedras, realizaram com sucesso o parto de uma grávida que estava a ser transportada para o Hospital de Santarém devido ao encerramento do bloco de partos do Hospital das Caldas da Rainha, no último dia de 2024.