A memória do histórico confronto militar, ocorrido a 17 de agosto de 1808, na localidade de Roliça, está agora eternizada num novo espaço museológico: o Núcleo Interpretativo da Batalha da Roliça (NIBR).
Inaugurado a 17 de novembro, na antiga Escola Primária da Columbeira, este novo equipamento cultural integra a Rede Museológica do Bombarral e surge no âmbito da operação Renovação de Aldeias, do programa PDR2020, com um investimento de 135 mil euros, tendo sido cofinanciado em 85%.
Na inauguração do espaço, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, referiu que “este é um marco importante não só para o território da Roliça, como para todo o concelho do Bombarral”.
Para a criação deste Núcleo Interpretativo, o Município procedeu à requalificação do imóvel, dando-lhe uma nova vida. O NIBR foi apetrechado com conteúdos expositivos, tanto em suporte físico como audiovisual e com uma experiência de realidade virtual, que garantem uma interpretação em pleno do acontecimento.
O visitante encontra ainda oito réplicas de soldados oitocentistas, produzidos à escala real, representativas das principais forças militares do combate de agosto de 1808: portugueses, franceses e ingleses. Foi nesta batalha que a aliança anglo-lusa conseguiu a primeira vitória sobre as tropas francesas de Napoleão Bonaparte.
O projeto contemplou, também, a instalação de uma estação de lavagem de bicicletas, junto ao painel de azulejos da Guerra Peninsular, ponto de partida do percurso pedestre e ciclável “Trilho da Batalha da Roliça”.
Este é um investimento que surge alinhado com a visão estratégica do Município em contribuir para o desenvolvimento turístico e económico do território, preservando os seus elementos identitários.
As visitas ao NIBR são para já gratuitas, sujeitas a marcação prévia através do Serviço de Turismo da Câmara Municipal.