Durante a sessão, o presidente do município de Óbidos apontou para um caminho “assente, para além do turismo e da agricultura, também nas indústrias criativas de base tecnológica”. Filipe Daniel sustentou ser fundamental apostar na “capacitação das pessoas”, na defesa da “identidade do território”, nomeadamente no setor primário, com enfoque nas pescas e agricultura, sem perder de vista a inovação na agro-indústria, razão pela qual defendeu, tal como sugere o plano estratégico elaborado pela Brand Builders, a evolução do Parque Tecnológico para um hub do conhecimento do universo alimentar, com o estabelecimento de parcerias com universidades e o tecido empresarial.
O autarca manifestou ainda interesse em caminhar para uma candidatura à distinção de Cidade Gastronómica reconhecida pela UNESCO, que contemple os produtos da Lagoa de Óbidos, a agricultura, o vinho e as carnes caseiras produzidas no concelho.
O “Óbidos 2035: Uma Visão Para o Futuro” foi desenvolvido ao longo de seis meses, contando com a participação ativa de diversos agentes locais. “A visão que temos para Óbidos escala em cima do que já existe, ou seja, de setores já si de excelência, como a agricultura ou o turismo. Mas para termos uma sociedade mais qualificada e com melhor qualidade de vida temos de dotar o território com uma economia mais qualificada”, defendeu Paulo Mesquita, presidente executivo da Brand Builders, para quem é “essencial captar investimentos na indústria”.