emissão em direto

IVA zero não convence caldenses

A entrada em vigor na passada terça-feira do IVA zero aplicado a 46 produtos alimentares considerados essenciais não sossega os consumidores, que não estão à espera de uma descida expressiva dos preços, segundo manifestaram alguns caldenses contactados pelo JORNAL DAS CALDAS.

A entrada em vigor na passada terça-feira do IVA zero aplicado a 46 produtos alimentares considerados essenciais não sossega os consumidores, que não estão à espera de uma descida expressiva dos preços, segundo manifestaram alguns caldenses contactados pelo JORNAL DAS CALDAS.

Em geral, as opiniões recolhidas vão no sentido de que os preços vão continuar altos e as reduções com o IVA a zero por cento “não terão grande impacto nas carteiras”, até porque estavam taxados a seis por cento.

Os consumidores mostram até desconfiança perante a medida do governo e pedem outro tipo de medidas porque não se reveem nesta.

Face às despesas só resta aos consumidores “fazer uma gestão com muito critério do que comprar”. Gastos bem definidos para fazer face aos custos da inflação, que o pacote de produtos com IVA zero não vem resolver, segundo dizem os consumidores.

A lista de produtos alimentares que passam a estar isentos de IVA até final de outubro abrange cereais e derivados, tubérculos (pão, batata, massas e arroz), lacticínios (leite de vaca, iogurtes ou leites fermentados e queijos), frutas (maçã, banana, laranja, pera e melão), leguminosas (feijão vermelho, feijão frade e grão-de-bico), legumes e hortícolas (cebola, tomate, couve-flor, alface, brócolos, cenoura, courgette, alho francês, abóbora, grelos, couve portuguesa, espinafres, nabo e ervilhas, carne e pescado (porco, frango, peru, vaca, bacalhau, sardinha, pescada, carapau, dourada e cavala), gorduras e óleos (azeite, óleos vegetais e manteiga) e outros produtos (atum em conserva, ovos de galinha, bebidas e iogurtes de base vegetal e produtos sem glúten para doentes celíacos).

“Os produtos foram escolhidos tendo em conta o cabaz de alimentação saudável do Ministério da Saúde e os dados das empresas de distribuição sobre os produtos mais consumidos pelos portugueses”, explica o Governo.

Esta medida, surgida na sequência de um pacto tripartido assinado entre o Governo e os setores da produção e da distribuição alimentar, visa “combater os efeitos da inflação no rendimento das famílias”, com o Governo a estimar que terá um contributo de 0,2% na redução da taxa de inflação em 2023.

Últimas Notícias

280 mil euros indemnizam mortes de casal espanhol em praia de Peniche

As famílias de um casal espanhol que morreu na derrocada de uma arriba na Praia da Almagreira, em Peniche, a 4 de agosto de 2005, quando se encontrava de férias em Portugal em viagem de lua de mel antecipada, pois ia oficializar a vida em união de facto quando regressasse ao seu país, vão receber a título de indemnização 140 mil euros cada uma, depois dos juízes que compõem a secção de contencioso administrativo do Tribunal Central Administrativo Sul, sediado em Lisboa, não terem sido unânimes na decisão recentemente tomada, que acabou por repartir as culpas em 30% para os lesados e em 70% para os réus – o Estado português e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

CCC com nova imagem e programação

Já é conhecida a programação do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha – CCC para os meses de maio a agosto deste ano. Numa ocasião em que esta estrutura aparece com uma nova imagem, o diretor, Mário Branquinho, deu a conhecer as linhas orientadoras de programação para os próximos meses, numa alusão a “pontes para o futuro”, ao encontro dos públicos.

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste 

Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde falaram da digressão dos 35 anos.

The Lucky Duckies celebram 35 anos de carreira no CCC

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste  Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde […]