emissão em direto

“Jarra com Lagostas” é peça do ano da Bordallo Pinheiro

A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro assinala os seus 140 anos com o lançamento da peça “Jarra com Lagostas”, criada originalmente em 1904.

A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro assinala os seus 140 anos com o lançamento da peça “Jarra com Lagostas”, criada originalmente em 1904.

Esta é a peça do ano em 2014 e só pode ser adquirida por encomenda. O custo é de 1700 euros.

A jarra original figura na coleção permanente do Museu de Cerâmica nas Caldas da Rainha.

A fábrica recupera assim mais uma peça do riquíssimo acervo de Raphael Bordallo Pinheiro e do seu filho, Manuel Gustavo.

A empresa sublinha “a elegância e inovação formal desta peça”, precedendo o modernismo em Portugal, fator que foi determinante na decisão de a reproduzir.

“Nela se conciliam o naturalismo e exuberâncias bordallianos, mas exibindo uma notável contenção no desenho e na pintura. De linhas geométricas, puras e minimais, incluindo o desenho quadrado das asas e até a simetria dos elementos decorativos”, refere a Bordallo Pinheiro.

Últimas Notícias

EB de St.º Onofre convida população a participar numa Flash Mob

No âmbito das comemorações dos 30 anos da EB de St.º Onofre do Agrupamento de Escolas Raul Proença, vai ser realizada uma iniciativa de mobilização pela turma H do 5.º ano, no âmbito de um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Inglês, Educação Musical e Educação Física.

Bombeiros não querem ser associados a elemento participante em “reality show”

Os Bombeiros Voluntários do Bombarral emitiram um comunicado, assinado pelo comandante, Pedro Lourenço, e pelo presidente da associação humanitária, Vítor Garcia, em que repudiam ser associados a atitudes por parte de um dos seus elementos, Tiago Rodrigues, que esteve a participar no programa “Era uma vez na Quinta”, transmitido na SIC.