A competição começou no dia 5 e tinha o caldense como líder da sua equipa UAE Team Emirates – XRG. A primeira etapa foi um contrarrelógio por equipas de 34,3 quilómetros em Orihuela, que a UAE concluiu em terceiro, a 50 segundos da Lidl-Trek e a 47 segundos da Team Jayco Alula.
O arranque da prova permitiu ao checo Mathias Vacek, da Lidl-Trek, ficar com camisola amarela, com 50 segundos de vantagem sobre o ciclista caldense.
Na segunda etapa, no dia 6, entre La Nucía e Benifato (Font de Partegat), na distância de 166 quilómetros, o corredor de A-dos-Francos terminou em terceiro lugar, a nove segundos do vencedor, o colombiano Santiago Buitrago, da Bahrain-Victorious, e a treze segundos do segundo classificado, o espanhol Pello Bilbao, também da Bahrain-Victorious.
Mathias Vacek manteve a amarela, mas João Almeida subiu à segunda posição a apenas dois segundos. Em terceiro estava Santiago Buitrago, a cinco segundos do checo.
A terceira etapa correu-se no dia 7 entre Algemesí e Alpuente, na distância de 180,3 quilómetros, e o terceiro lugar de João Almeida permitiu-lhe vestir a camisola amarela.
O caldense terminou a dez segundos do vencedor da etapa, o espanhol Iván Romeo, da Movistar Team. Em segundo ficou Santiago Buitrago.
Na geral, João Almeida passou a liderar, com dois segundos de vantagem sobre Santiago Buitrago.
A quarta etapa correu-se entre Oropesa del Mar e Portell de Morella, na distância de 181 quilómetros. Santiago Buitrago venceu e apoderou-se da camisola amarela de João Almeida, que terminou em sétimo, a dez segundos. A bonificação pela vitória na etapa permitiu ao colombiano ficar mais vantagem sobre o caldense, que à entrada para a última etapa se encontrava em segundo da geral, a dezoito segundos.
Na última etapa, entre Alfafar e Valência, na distância de 104,2 quilómetros, não alterou as posições. O colombiano e o português terminaram com o mesmo tempo do vencedor, o italiano Jonathan Milan, da Lidl-Trek.
Na classificação final, Santiago Buitrago ficou com a amarela, João Almeida concluiu em segundo, a dezoito segundos, e Pello Bilbao em terceiro, a 39 segundos do vencedor. As bonificações (quando se termina nas três primeiras posições nas etapas) acabaram por não fazer a diferença, pois caso não existissem o ciclista caldense ainda ficaria a um segundo do líder.
A Bahrian-Victorious triunfou por equipas. Em segundo ficou a Ineos Grenadiers, a 2 minutos e 1 segundo, e em terceiro a Movistar Team, a 2 minutos e 24 segundos. A UAE Team Emirates – XRG terminou em quarto lugar, a 3 minutos e 1 segundo.
Ao lado do seu conterrâneo António Morgado, colega de equipa, João Almeida vai competir no dia 16 de fevereiro no Figueira Champion Classic, na Figueira da Foz, e entre 19 e 23 de fevereiro na Volta ao Algarve em Bicicleta.
Entretanto, a mãe e a namorada de João Almeida lançaram um alerta de que foi criado um falso perfil no Facebook com o nome do caldense. “Denunciem por favor, estão a fazer-se passar pelo João”, pediram aos internautas.