Lago do Parque D. Carlos I deverá voltar a encher para a próxima semana

Começam na próxima semana os trabalhos de recolha das lamas do lago do Parque D. Carlos I, após os quais será feita a lavagem do recinto e terá início o processo de enchimento com água da nascente da Mata Rainha D. Leonor.

Começam na próxima semana os trabalhos de recolha das lamas do lago do Parque D. Carlos I, após os quais será feita a lavagem do recinto e terá início o processo de enchimento com água da nascente da Mata Rainha D. Leonor.

Este ano a União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório decidiu mandar analisar as lamas que são retidas no lago. Habitualmente é necessário pagar a uma empresa especializada para a sua retirada, o que implica um custo de cerca de 20 mil euros.

“Quisemos ver se era possível poupar esse dinheiro ao erário público e se as lamas poderiam ser retiradas por nós”, explicou Pedro Brás.

As análises acabaram por comprovar que os detritos “são dejetos animais e que não são contaminantes”, mas mesmo assim este ano ainda tiveram de contratar uma empresa para a sua retirada.

O processo de análise fez com que todo o processo fosse mais demorado, o que motivou alguns protestos.

“Como esvaziámos mais cedo e houve este atraso, é normal que as pessoas tivessem notado uma diferença”, comentou Pedro Brás.

Em relação às espécies que normalmente estão no lago, o presidente da união de freguesias garantiu que estão devidamente protegidas.

Após uma queixa, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR esteve no local, tendo apurado que os animais não estavam em stress e que na ilha do lago tinham acesso a água. Os peixes estão em reservatórios, com oxigenação da água, na zona das estufas.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.