emissão em direto

“Liberta-te” é o mote de exposição escolar

“Walking in my Shoes” é o título da exposição-instalação patente na “Sala de Processos” da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, que tem como um dos objetivos dar coragem às mulheres que são vítimas de violência para se libertarem da situação em que vivem.

“Walking in my Shoes” é o título da exposição-instalação patente na “Sala de Processos” da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, que tem como um dos objetivos dar coragem às mulheres que são vítimas de violência para se libertarem da situação em que vivem.

Inaugurada no mesmo dia do arranque da exposição “A Verdade Dói”, na mesma escola, a 8 de março, a mostra foi criada pelas alunas Beatriz Oliveira, Carolina Maria, Erica Morgado, Lara Lopes, Lúcia Santos, Mariana Freitas e Renata Felizardo (3º ano do curso de Técnico de Audiovisuais), sob a coordenação das professoras Ana Maymone e Verónica Ladeira.

A instalação “Walking in my Shoes” propõe um percurso labiríntico, construído a partir de uma teia de fios de trapilho, que transformam o espaço de uma escada de acesso às salas de aula do bloco 3.

O espetador é “obrigado” a interagir com a obra, retirando-o do conforto proporcionado por uma vida linear, sem altos, nem baixos. “Assim, os fios tensionados entre os gradeamentos das escadas obrigam o espetador a vergar-se e a baixar a cabeça perante uma força que se impõe e o impede de conseguir atravessar o seu caminho sem sobressaltos”, explicou a professora Ana Maymone.

Esta pretende ser uma forma do espetador ser transportado para o lugar das vítimas de violência doméstica, convidado a calçar os seus sapatos e a sentir como “a sua vida pode ser tortuosa, cheia de agulhas e becos”.

No topo das escadas estão escritas em grande formato as palavras “Liberta-te!”, um grito que quer chegar a todas as mulheres que precisam de auxílio, dando-lhes força e coragem.

Na cerimónia de inauguração foi ainda apresentado um vídeo dedicado ao 25 de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, desenvolvido em colaboração com o Centro Hospitalar do Oeste pelas alunas Carolina Maria e Lara Lopes, entre outros colegas, sob a orientação do professor Paulo Vasques (que faleceu recentemente e foi lembrado nesta cerimónia).

Como março é dedicado à mulher, a exposição não se limita a uma abordagem sobre a violência, associando-se à instalação o exemplo de mulheres que “construíram uma carreira e um percurso significativo num mundo anteriormente e exclusivamente masculino, a arte, libertando-se através da sua obra da condição de ser mulher”, explicou Ana Maymone.

A instalação dialoga com a exposição “ART – Mulher Artista na Bordalo”, que faz uma retrospetiva pela história e cultura das artes no feminino.

Este projeto foi apoiado pelo Plano Nacional das Artes e pelo Programa Nacional da Promoção do Sucesso Escolar, com a artista residente Amábile Maria e a aluna Iara Inácio.

Últimas Notícias

Treinos de futsal para jovens em Óbidos

A Associação Desportiva de Óbidos (ADO) iniciou os treinos de futsal para a época 2023/24 destinados aos mais novos, que decorrem no pavilhão municipal de Óbidos.

Ministro da Cultura visitou Teatro da Rainha e Osso Coletivo

No âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, que trouxe o governo ao distrito de Leiria durante dois dias, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, visitou, a 20 de setembro, as instalações do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, e da associação Osso Coletivo, em São Gregório.

Associação assegura atividades para as crianças do Pó

Foi assinado na passada quarta-feira um protocolo de colaboração entre o Município do Bombarral, o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó e a Associação de Solidariedade Social do Pó, que visa a implementação das Atividades de Animação e de Apoio à Família para as crianças da freguesia do Pó, para o corrente ano letivo.

Condutores apanhados com droga

O Destacamento Territorial de Caldas da Rainha da GNR deteve dois condutores por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Óbidos e Peniche.