emissão em direto

Lota de Peniche líder no volume de negócios

A Lota de Peniche obteve o maior valor de vendas no país no ano passado, registando um volume de negócios de 38,4 milhões de euros, seguida por Sesimbra (33,2 milhões de euros), Matosinhos (29,5 milhões de euros), Vila Real de Santo António (18,1 milhões de euros) e Aveiro (16 milhões de euros). No total, as lotas do continente transacionaram 247,7 milhões de euros.

Entre as lotas com maior valorização do preço médio do pescado destacam-se as da Costa da Caparica (+80%), Vila Real de Santo António (+23%), Mira (+23%), Peniche (+23%), Setúbal (+16%), Sesimbra (+16%), Olhão (+14%), Póvoa de Varzim (+13%) e Viana do Castelo (+13%).

Em termos de volume de pescado, Sesimbra liderou com 22,8 mil toneladas, seguida por Matosinhos (19,1 mil toneladas), Peniche (14,5 mil toneladas), Figueira da Foz (8,1 mil toneladas) e Aveiro (5,5 mil toneladas), totalizando 103,6 mil toneladas comercializadas a nível nacional.

A sardinha recuperou o primeiro lugar entre as espécies mais transacionadas, seguida pela cavala, carapau, biqueirão e polvo-vulgar. Entre as principais valorizações registadas, destacam-se o verdinho (+40%), berbigão (+39%), amêijoa-branca (+26%), pescada (+24%), pota-do-norte (+25%) e cavala (+12%).

Últimas Notícias

Óbidos Vila Gaming vai acolher projeto europeu dedicado à diversidade e inclusão

O projeto europeu “Sound of Diversity”, financiado pelo programa CERV da União Europeia, inicia oficialmente a atividade em Óbidos, entre os dias 9 e 11 de maio, durante o evento Óbidos Vila Gaming – uma das maiores celebrações nacionais dedicadas ao gaming e à cultura pop, que atrai anualmente milhares de visitantes à vila.