emissão em direto

Marca Quinze lançou peça de vestuário em linho

A Marca Quinze, criada pela designer e ceramista Joana Sousa, que tem loja na junto à Praça da Fruta, na antiga papelaria Pelicano, lançou no passado dia 15 uma nova peça de vestuário em linho (wrap blouse).

A Marca Quinze, criada pela designer e ceramista Joana Sousa, que tem loja na junto à Praça da Fruta, na antiga papelaria Pelicano, lançou no passado dia 15 uma nova peça de vestuário em linho (wrap blouse).

Esta coleção é feita em parceria com Daniela Pais, fundadora da marca caldense Elementum. “A blusa que dá para vestir de quatro formas diferentes, em cru, branco ou verde é desenhada por mim e produzida pela Elementum”, explicou Joana Sousa.

Até ao Dia da Mãe a Quinze oferece a personalização da wrap blouse com um bordado que pode ser um coração, uma flor, símbolo ou letras.

No Dia Mundial da Criança, que se comemora a 1 de junho, a Marca Quinze vai lançar bonecas (rainhas), onde no vestido dá para personalizar o nome da menina. Uma novidade que “vai ser um sucesso” porque a designer já tem encomendas. “Um pedido foi para uma menina que usa óculos e desenhei-os na rainha e o vestido tem bordados”, contou a responsável.

Para o Dia da Mulher, Joana Sousa lançou uma coleção de bandoletes únicas bordadas à mão que pertencem à coleção Ponto por Ponto, baseada nos Bordados das Caldas. Por exemplo, a bandolete Leonor é bordada à mão, numa sinfonia de três tons de dourado que, segundo a designer, se encaixam harmoniosamente no cabelo de uma rainha. O tecido é de alta qualidade e de fabrico português. “Reza uma das lendas que a rainha para mandar construir o Hospital se despojou de todo o seu ouro. Vendo-a sem o brilho habitual, as suas aias decidiram bordar-lhe o manto de forma a parecer que tinha fios de ouro. Estes bordados eram feitos com fios de linho que se tingiam em castanho, dourado e cor de mel”, relatou Joana Sousa.

Coleção de bandoletes

img 9305
As bonecas (rainhas) personalizadas vão ser lançadas no Dia Mundial da Criança  

As bandoletes também podem ser personalizadas com o inicial do nome da pessoa. O artigo é vendido dentro de uma caixa que diz “Era uma Vez uma Rainha” e por dentro diz “única e especial” e acompanha com um cartão que conta a origem dos bordados das Caldas. 

A loja tem ainda à venda t-shirts, camisolas (cardadas e não cardadas), cadernos com as capas inspiradas nas fachadas de azulejos dos prédios da cidade, que no interior da contracapa tem a morada onde a fachada desse azulejo se encontra. Tem também peças de porcelana que cria no seu ateliê. A maioria das propostas feitas e bordadas pela designer contém a preocupação pela sustentabilidade no seu fabrico. 

A empreendedora abriu a loja no dia 15 de outubro de 2022 e é já um espaço emblemático na cidade. As coleções são originais e estão ligadas à rainha que fez nascer das águas uma vila e mais tarde a cidade das Caldas da Rainha.

A designer manteve a placa de identificação da loja Pelicano, dado ter sido uma loja com história na cidade.

Segundo Joana Sousa, 90 por cento do público da loja é mulher porque o conceito é todo à volta da rainha e 10 por cento são homens que vão comprar para oferecer à mulher, apesar de haver camisolas e t-shirts para o sexo masculino. 

A empreendedora formou-se em Design de Produto – Cerâmica e Vidro na ESAD.CR, fez Erasmus em Milão (Itália) e mestrado em Design na Universidade de Aveiro.

A Marca 15 foi registada no fim de 2019 e lançada no mercado no início de 2020, durante a pandemia.

Quem visita o espaço fica também a conhecer o Hospital Termal mandado edificar pela Rainha D. Leonor e que é o mais antigo do mundo.

A loja abre de quarta a sexta-feira das 11h00 às 19h00 (não fecha à hora do almoço) e aos sábados das 10h00 às 15h00. Às segundas e terças-feiras Joana Sousa está no ateliê a fazer produção de peças de cerâmica. Quando iniciar o verão irá estender o horário. As novidades são promovidas e anunciadas nas redes sociais (Instagram e Facebook).

Últimas Notícias

280 mil euros indemnizam mortes de casal espanhol em praia de Peniche

As famílias de um casal espanhol que morreu na derrocada de uma arriba na Praia da Almagreira, em Peniche, a 4 de agosto de 2005, quando se encontrava de férias em Portugal em viagem de lua de mel antecipada, pois ia oficializar a vida em união de facto quando regressasse ao seu país, vão receber a título de indemnização 140 mil euros cada uma, depois dos juízes que compõem a secção de contencioso administrativo do Tribunal Central Administrativo Sul, sediado em Lisboa, não terem sido unânimes na decisão recentemente tomada, que acabou por repartir as culpas em 30% para os lesados e em 70% para os réus – o Estado português e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

CCC com nova imagem e programação

Já é conhecida a programação do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha – CCC para os meses de maio a agosto deste ano. Numa ocasião em que esta estrutura aparece com uma nova imagem, o diretor, Mário Branquinho, deu a conhecer as linhas orientadoras de programação para os próximos meses, numa alusão a “pontes para o futuro”, ao encontro dos públicos.

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste 

Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde falaram da digressão dos 35 anos.

The Lucky Duckies celebram 35 anos de carreira no CCC

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste  Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde […]