A Marca Quinze, criada pela designer e ceramista Joana Sousa, que tem loja na junto à Praça da Fruta, na antiga papelaria Pelicano, lançou no passado dia 15 uma nova peça de vestuário em linho (wrap blouse).
Esta coleção é feita em parceria com Daniela Pais, fundadora da marca caldense Elementum. “A blusa que dá para vestir de quatro formas diferentes, em cru, branco ou verde é desenhada por mim e produzida pela Elementum”, explicou Joana Sousa.
Até ao Dia da Mãe a Quinze oferece a personalização da wrap blouse com um bordado que pode ser um coração, uma flor, símbolo ou letras.
No Dia Mundial da Criança, que se comemora a 1 de junho, a Marca Quinze vai lançar bonecas (rainhas), onde no vestido dá para personalizar o nome da menina. Uma novidade que “vai ser um sucesso” porque a designer já tem encomendas. “Um pedido foi para uma menina que usa óculos e desenhei-os na rainha e o vestido tem bordados”, contou a responsável.
Para o Dia da Mulher, Joana Sousa lançou uma coleção de bandoletes únicas bordadas à mão que pertencem à coleção Ponto por Ponto, baseada nos Bordados das Caldas. Por exemplo, a bandolete Leonor é bordada à mão, numa sinfonia de três tons de dourado que, segundo a designer, se encaixam harmoniosamente no cabelo de uma rainha. O tecido é de alta qualidade e de fabrico português. “Reza uma das lendas que a rainha para mandar construir o Hospital se despojou de todo o seu ouro. Vendo-a sem o brilho habitual, as suas aias decidiram bordar-lhe o manto de forma a parecer que tinha fios de ouro. Estes bordados eram feitos com fios de linho que se tingiam em castanho, dourado e cor de mel”, relatou Joana Sousa.
Coleção de bandoletes
As bandoletes também podem ser personalizadas com o inicial do nome da pessoa. O artigo é vendido dentro de uma caixa que diz “Era uma Vez uma Rainha” e por dentro diz “única e especial” e acompanha com um cartão que conta a origem dos bordados das Caldas.
A loja tem ainda à venda t-shirts, camisolas (cardadas e não cardadas), cadernos com as capas inspiradas nas fachadas de azulejos dos prédios da cidade, que no interior da contracapa tem a morada onde a fachada desse azulejo se encontra. Tem também peças de porcelana que cria no seu ateliê. A maioria das propostas feitas e bordadas pela designer contém a preocupação pela sustentabilidade no seu fabrico.
A empreendedora abriu a loja no dia 15 de outubro de 2022 e é já um espaço emblemático na cidade. As coleções são originais e estão ligadas à rainha que fez nascer das águas uma vila e mais tarde a cidade das Caldas da Rainha.
A designer manteve a placa de identificação da loja Pelicano, dado ter sido uma loja com história na cidade.
Segundo Joana Sousa, 90 por cento do público da loja é mulher porque o conceito é todo à volta da rainha e 10 por cento são homens que vão comprar para oferecer à mulher, apesar de haver camisolas e t-shirts para o sexo masculino.
A empreendedora formou-se em Design de Produto – Cerâmica e Vidro na ESAD.CR, fez Erasmus em Milão (Itália) e mestrado em Design na Universidade de Aveiro.
A Marca 15 foi registada no fim de 2019 e lançada no mercado no início de 2020, durante a pandemia.
Quem visita o espaço fica também a conhecer o Hospital Termal mandado edificar pela Rainha D. Leonor e que é o mais antigo do mundo.
A loja abre de quarta a sexta-feira das 11h00 às 19h00 (não fecha à hora do almoço) e aos sábados das 10h00 às 15h00. Às segundas e terças-feiras Joana Sousa está no ateliê a fazer produção de peças de cerâmica. Quando iniciar o verão irá estender o horário. As novidades são promovidas e anunciadas nas redes sociais (Instagram e Facebook).