Memórias a recordar e partilhar com o lançamento do livro “Tornada e as suas gentes”

“Tornada e as suas gentes”, é como se designa o livro escrito por Mena Santos, que vai ser apresentado no dia 11 de fevereiro, pelas 16h00, no Grupo Desportivo e Recreativo de Tornada.

O livro retrata uma freguesia onde os leitores podem ficar a conhecer as peripécias desta localidade e de memórias esquecidas.

É também uma obra onde as populações seniores naturais de Tornada se podem rever e recordar os bons tempos de infância. O livro descreve histórias que se passaram nos finais do século XX. 

Mena Santos, de 71 anos, nasceu e cresceu em Tornada e quis escrever um livro inspirado no território, colocando em papel as histórias “contadas pelos seus avós, pais, tios e vizinhos”. O livro também descreve várias memórias vividas pela autora.

A escritora trabalhou em cerâmica e depois foi empresária proprietária de um café/bar localizado no Largo do Rossio, em Tornada. O espaço era frequentado por pessoas da freguesia local e de outras terras que participavam nas festas, rally papers, concursos de snooker, sessões de karaoke, entre outros eventos, e atividades que organizava para manter o espaço dinâmico e atrair população à localidade. 

É uma das pessoas que melhor conhece a história de Tornada. Mena Santos é também uma amante de fotografia e fez parte do Grupo Teatro de Tornada, onde escreveu algumas das peças que encenaram. “Sou uma pessoa que gosta de enfrentar novos desafios e a história de Tornada é uma das minhas paixões. Ao decidir escrever este livro foi a oportunidade para relembrar a vida desta terra”, contou.

A freguesia de Tornada foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Salir do Porto, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto, da qual é a sede.

A autora considera que Tornada está a perder a sua identidade e quis deixar um testemunho de como a freguesia era em tempos era dinâmica e um ponto de encontro de jovens. “Tornada perdeu muitos habitantes e ganhou novos. Para os que sempre viveram aqui, é um livro para recordar e para os que vieram para cá morar é uma obra para ficar a conhecer Tornada”, disse a autora.

É o terceiro livro da escritora que já participou em cinco antologias. No livro Mena Santos relata ainda um pouco da história de Tornada.

O lançamento do livro contará com a presença de um representante da editora e do poeta Alexandre Carvalho, amigo da autora, que vai apresentar a obra.

O Grupo Desportivo e Recreativo de Tornada localiza-se na Rua da Fonte, n.º 21.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.