emissão em direto

Memórias a recordar e partilhar com o lançamento do livro “Tornada e as suas gentes”

“Tornada e as suas gentes”, é como se designa o livro escrito por Mena Santos, que vai ser apresentado no dia 11 de fevereiro, pelas 16h00, no Grupo Desportivo e Recreativo de Tornada.

O livro retrata uma freguesia onde os leitores podem ficar a conhecer as peripécias desta localidade e de memórias esquecidas.

É também uma obra onde as populações seniores naturais de Tornada se podem rever e recordar os bons tempos de infância. O livro descreve histórias que se passaram nos finais do século XX. 

Mena Santos, de 71 anos, nasceu e cresceu em Tornada e quis escrever um livro inspirado no território, colocando em papel as histórias “contadas pelos seus avós, pais, tios e vizinhos”. O livro também descreve várias memórias vividas pela autora.

A escritora trabalhou em cerâmica e depois foi empresária proprietária de um café/bar localizado no Largo do Rossio, em Tornada. O espaço era frequentado por pessoas da freguesia local e de outras terras que participavam nas festas, rally papers, concursos de snooker, sessões de karaoke, entre outros eventos, e atividades que organizava para manter o espaço dinâmico e atrair população à localidade. 

É uma das pessoas que melhor conhece a história de Tornada. Mena Santos é também uma amante de fotografia e fez parte do Grupo Teatro de Tornada, onde escreveu algumas das peças que encenaram. “Sou uma pessoa que gosta de enfrentar novos desafios e a história de Tornada é uma das minhas paixões. Ao decidir escrever este livro foi a oportunidade para relembrar a vida desta terra”, contou.

A freguesia de Tornada foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Salir do Porto, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto, da qual é a sede.

A autora considera que Tornada está a perder a sua identidade e quis deixar um testemunho de como a freguesia era em tempos era dinâmica e um ponto de encontro de jovens. “Tornada perdeu muitos habitantes e ganhou novos. Para os que sempre viveram aqui, é um livro para recordar e para os que vieram para cá morar é uma obra para ficar a conhecer Tornada”, disse a autora.

É o terceiro livro da escritora que já participou em cinco antologias. No livro Mena Santos relata ainda um pouco da história de Tornada.

O lançamento do livro contará com a presença de um representante da editora e do poeta Alexandre Carvalho, amigo da autora, que vai apresentar a obra.

O Grupo Desportivo e Recreativo de Tornada localiza-se na Rua da Fonte, n.º 21.

Últimas Notícias

EB de St.º Onofre convida população a participar numa Flash Mob

No âmbito das comemorações dos 30 anos da EB de St.º Onofre do Agrupamento de Escolas Raul Proença, vai ser realizada uma iniciativa de mobilização pela turma H do 5.º ano, no âmbito de um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Inglês, Educação Musical e Educação Física.

Bombeiros não querem ser associados a elemento participante em “reality show”

Os Bombeiros Voluntários do Bombarral emitiram um comunicado, assinado pelo comandante, Pedro Lourenço, e pelo presidente da associação humanitária, Vítor Garcia, em que repudiam ser associados a atitudes por parte de um dos seus elementos, Tiago Rodrigues, que esteve a participar no programa “Era uma vez na Quinta”, transmitido na SIC.