emissão em direto

Ministros da Defesa e da Administração Interna na Serra de Montejunto

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, vão estar dia 17 na Serra de Montejunto, no Cadaval, para contactar com o dispositivo preparado para a vigilância e deteção de incêndios rurais, assim como a vertente de investigação de causas de incêndios.

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, vão estar dia 17 na Serra de Montejunto, no Cadaval, para contactar com o dispositivo preparado para a vigilância e deteção de incêndios rurais, assim como a vertente de investigação de causas de incêndios.

O dispositivo de vigilância da floresta contra incêndios é coordenado pela Guarda Nacional Republicana, contando com o apoio de diversas entidades, entre as quais as Forças Armadas Portuguesas (FAP).

O processo de pré-supressão, a vigilância e a deteção de incêndios rurais englobam a vigilância móvel terrestre e os sistemas de videovigilância florestal, que conta com 143 câmaras, dispersas por praticamente todos os distritos de Portugal Continental e que garantem a cobertura de cerca de 63% do território.

Fazem parte ainda deste dispositivo a vigilância aérea, que é realizada com recursos da GNR e da FAP, assim como a rede nacional de Postos de Vigia que é composta por 230 postos, que atualmente garantem uma cobertura de 72% de todo o território nacional.

Os governantes vão estar no Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto, onde serão apresentados os meios da GNR afetos à investigação, vigilância e deteção de incêndios Rurais. Desses meios fazem parte o Posto de Comando Tático, patrulhas moto, auto, a cavalo e de bicicleta, assim como patrulhas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro com drone de vigilância.

Serão também apresentados os meios das Forças Armadas, compostos por patrulha motorizada e sistemas de aeronaves não tripuladas.

Do programa faz parte ainda uma visita ao posto de vigia de Montejunto.

Últimas Notícias

Café Central no Campo registou M1lhão premiado

Um apostador que registou o M1lhão, jogo associado ao Euromilhões, no Café Central, na aldeia do Campo, nas Caldas da Rainha, é detentor do último código sorteado. Retirando os impostos, vai arrecadar 801 mil euros.

Câmara das Caldas quer levar mais de duas mil pessoas a Lisboa para reivindicar novo hospital

Inconformada com a decisão do ministro da saúde de localizar o futuro hospital do Oeste no Bombarral, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que reclama a instalação em terrenos de Óbidos e Caldas da Rainha, anunciou na passada segunda-feira, em conferência de imprensa, que vai realizar no dia 21 de outubro uma ação de protesto junto à residência oficial do Primeiro-Ministro e à Assembleia da República, pretendendo mobilizar mais de duas mil pessoas.

Sporting sub19 em Alvorninha 

No passado fim de semana os atuais campeões nacionais de futsal no escalão sub19, Sporting Clube de Portugal, estiveram presentes em estágio no pavilhão de Alvorninha, com a realização de jogos de treino com os seniores e sub23 da Associação Desportiva de Alvorninha (ADA).

Resgatada mulher na praia do Baleal

Uma mulher de 63 anos foi ao início da tarde da passada terça-feira resgatada da água por ter sido arrastada para uma zona de rochas da praia do Baleal, em Peniche.

Seleções nacionais de touch rugby preparam mundial nas Caldas

Num momento de grande exposição mediática do rugby, com a realização em França do Campeonato do Mundo Rugby XV, com a presença dos “lobos”, a seleção nacional portuguesa, decorreu este último domingo, no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, o primeiro estágio de preparação das “raposas”, as seleções nacionais de Touch Rugby.