Ministros da Defesa e da Administração Interna na Serra de Montejunto

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, vão estar dia 17 na Serra de Montejunto, no Cadaval, para contactar com o dispositivo preparado para a vigilância e deteção de incêndios rurais, assim como a vertente de investigação de causas de incêndios.

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, vão estar dia 17 na Serra de Montejunto, no Cadaval, para contactar com o dispositivo preparado para a vigilância e deteção de incêndios rurais, assim como a vertente de investigação de causas de incêndios.

O dispositivo de vigilância da floresta contra incêndios é coordenado pela Guarda Nacional Republicana, contando com o apoio de diversas entidades, entre as quais as Forças Armadas Portuguesas (FAP).

O processo de pré-supressão, a vigilância e a deteção de incêndios rurais englobam a vigilância móvel terrestre e os sistemas de videovigilância florestal, que conta com 143 câmaras, dispersas por praticamente todos os distritos de Portugal Continental e que garantem a cobertura de cerca de 63% do território.

Fazem parte ainda deste dispositivo a vigilância aérea, que é realizada com recursos da GNR e da FAP, assim como a rede nacional de Postos de Vigia que é composta por 230 postos, que atualmente garantem uma cobertura de 72% de todo o território nacional.

Os governantes vão estar no Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto, onde serão apresentados os meios da GNR afetos à investigação, vigilância e deteção de incêndios Rurais. Desses meios fazem parte o Posto de Comando Tático, patrulhas moto, auto, a cavalo e de bicicleta, assim como patrulhas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro com drone de vigilância.

Serão também apresentados os meios das Forças Armadas, compostos por patrulha motorizada e sistemas de aeronaves não tripuladas.

Do programa faz parte ainda uma visita ao posto de vigia de Montejunto.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.