Montepio Rainha D. Leonor abriu Sala Snoezelen

Foi inaugurada na passada segunda-feira a Sala Snoezelen do Montepio Rainha Dona Leonor, instalada no edifício do Centro de Apoio a Idosos “Dr. Ernesto Moreira”, nas Caldas da Rainha, com a coordenação técnica em permanência de Cátia Cabaceira Pereira.

Foi inaugurada na passada segunda-feira a Sala Snoezelen do Montepio Rainha Dona Leonor, instalada no edifício do Centro de Apoio a Idosos “Dr. Ernesto Moreira”, nas Caldas da Rainha, com a coordenação técnica em permanência de Cátia Cabaceira Pereira.

A sala multisensorial tem como objetivo a estimulação sensorial, contribuindo para diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão.

“É um ambiente seguro, promotor do autocontrolo, da autonomia e da descoberta”, explicou Cátia Cabaceira Pereira.

Esta será a maior sala Snoezelen da região, com capacidade para até oito pessoas e que tem sempre disponível a presença de uma técnica especializada, ao contrário do que acontece noutras instalações do género.

As ferramentas disponíveis na sala, que tem isolamento acústico e temperatura regulada, permitem interagir com luzes, cores, sons e outros elementos que trabalham também o olfato e o tato.

“A partir do relaxamento trabalhamos a cognição, a concentração, a tensão e tudo o que o utente necessitar por ter alguma deficiência nessa área ou meramente por querer usufruir destas sessões”, referiu a especialista.

Portanto, para utilizar esta sala não é preciso nenhum diagnóstico que indique alguma condição que necessite desta terapêutica.

Cátia Cabaceira Pereira desafia as escolas e jardins de infância a levarem os seus alunos para experimentarem. “Do ponto de vista sensorial, aqui são suscitados reações e estímulos que não temos no nosso dia a dia”, adiantou.

Há um ano, a especialista contatou a administração do Montepio Rainha D. Leonor e propôs a abertura desta infraestrutura, não só para ser usufruída pelos seus utentes, mas também por toda a comunidade.

Aceite o desafio, o Montepio transformou uma antiga sala de arquivo no Sala Snoezelen e investiu cerca de 22 mil euros na sua adaptação, para além da aquisição dos equipamentos necessários.

“Esta era uma lacuna que existia no concelho das Caldas”, disse Cátia Cabaceira Pereira, que foi professora do 1º Ciclo. Depois de ter feito o mestrado em Educação Especial, especializou-se nesta área e certificou-se em terapia Snoezelen.

Atualmente, é também coordenadora de equipas multidisciplinares em Lisboa.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.